Postado em sábado, 23 de junho de 2018 às 11:11

Feridas na pele dos idosos: Quais são os motivos?Saiba mais


 A passagem cronológica dos anos acontece com qualquer pessoa e os primeiros sinais começam a aparecer na pele. Com o avançar da idade, a espessura da epiderme-derme passa a sofrer uma redução e diminui a elasticidade em decorrência da perda de colágeno gradativamente.

Outras mudanças que ocorrem são uma redução da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, o número de glândulas sudoríparas também sofrem uma queda, bem como os vasos sanguíneos passam a apresentar uma maior fragilidade, prejudicando a função imunológica e favorecendo infecções.

Essas alterações provenientes do envelhecimento da cútis a deixam mais suscetíveis ao aparecimento de feridas (ou lesões). Contudo, outros fatores também deixam a pele mais sensível, tais como a constituição genética, fatores ambientais (excesso de exposição solar e poluição ao longo dos anos), má alimentação e efeitos de doenças da própria pele ou sistêmicas, resultando em uma maior secura da pele, aspereza, surgimento de lesões benignas e, por fim, as úlceras varicosas ou venosas.



Tipos de problemas na pele

É comum que indivíduos que possuem diabetes, hipertensão arterial, problemas circulatórios, ou que são fumantes e obesos desenvolvam as úlceras. As úlceras varicosas ou venosas são provocadas pela má circulação nos membros inferiores.

Já as escaras, denominadas clinicamente como úlceras por pressão são ocasionadas pela pressão mantida sobre a pele por um período prolongado decorrente da falta de mobilidade, que é o principal fator desencadeante. Ou seja, como alguns idosos apresentam doenças nas quais é preciso permanecer acamados, podem surgir as úlceras por pressão.







Fonte:aterceiraidade



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo