Postado em quarta-feira, 20 de junho de 2018 às 10:10

5 Alternativas ao café para manter-se alerta o dia todo sem excesso

 O café está sempre presente no dia a dia de todos os brasileiros. O consumo excessivo desse produto, no entanto, pode causar diversos efeitos colaterais, tais como: dores de cabeça, espasmos musculares, distúrbio de ansiedade e aceleração dos batimentos cardíacos. Para evitar esses problemas, você pode optar por algumas alternativas ao café.

5 Alternativas ao café
Você pode optar por alternativas que contenham cafeína ou não.Muitas possuem mais benefícios à saúde do que o famoso cafezinho, além de também ajudarem a dar aquele gás no dia a dia. Confira algumas delas e faça o teste você mesmo.

Chá verde ou chá branco


Se você está em busca de alternativas ao café, pode apostar no chá verde ou chá branco. Ambos possuem cafeína, porém uma quantidade menor que o café. No entanto, demoram mais para serem absorvidas pelo organismo, o que faz com que a sensação de estar desperto dure mais tempo.

Além disso, esses chás têm propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e o bom funcionamento do metabolismo.

Chá de hortelã


Sendo considerada uma das boas alternativas ao café, esse chá possui propriedades muito similares ao chá verde e muito vantajosas. Além de fornecer energia, o chá de hortelã melhora o metabolismo, aumenta imunidade, ajuda a combater problemas digestivos e possui muitos outros benefícios.

Chá de gengibre



chá de gengibre é rico em nutrientes, como as vitaminas A, B, C e D e os minerais potássio, zinco e magnésio. Além de ter propriedades nutricionais riquíssimas, o gengibre também ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, revigorando o seu sistema imunológico e suas capacidades anti-inflamatórias, tornando-se uma das boas alternativas ao café.

Caso você não esteja habituado ao seu gosto característico, pode preparar um chá verde com gengibre ou chá de hortelã com gengibre.

Chai Indiano


Esse chá, extremamente saboroso, geralmente é feito com chá preto, leite e especiarias como canela e gengibre, por exemplo. Além de possuir cafeína, tem teanina, que ajuda a manter a sensação de alerta. Uma boa xícara de chai indiano é uma das alternativas ao café que vai lhe manter ativo durante todo o horário de trabalho.

Smoothie de frutos secos


Alguns dos melhores alimentos para serem consumidos pela manhã e ter bastante energia são os frutos secos. São as amêndoas, as avelãs, as nozes e os amendoins, por exemplo. Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, em carboidratos bons, em fibras e em proteínas,

Você pode inclui-los no seu café da manhã misturando-os com os cereais ou fazendo um smoothie de frutos secos com frutas, que é muito simples.






Fonte: dicasonline