Postado em quinta-feira, 7 de junho de 2018 às 10:34

Lavar cabelo menstruada dá cólica mesmo?

 Apesar de todo o avanço científico e acesso cada vez maior à informação, muitas mulheres, até mesmo jovens, carregam crenças relacionadas ao período menstrual que, mesmo não fazendo sentido, são seguidas e passadas de geração para a geração.

Ainda hoje a menstruação é cercada de dúvidas, mitos e estigmas, que fazem com que as mulheres se questionem sobre o que não podem fazer quando estão menstruadas e o que não passa de superstição. Conheça o que é real ou não sobre os fatos envolvendo o período:

Lavar o cabelo menstruada dá cólica?

O mito vem de uma época em que o banho era tomados com água gelada e sinônimo de fios molhados por muito tempo. O frio, de fato, intensifica as contrações uterinas, aumentando a cólica, mas uma chuveirada quente e o uso de secador, por exemplo, afastam as chances de incômodos. Portanto, pode sim lavar o cabelo durante a menstruação.



Faz mal praticar exercícios menstruada?
O período menstrual pode causar indisposição física, mas a prática de atividades, desde que a mulher não sinta dores, não é proibida. É verificado, inclusive, que realizar exercícios pode minimizar desconfortos e promover bem-estar durante a menstruação.

Mulher menstruada pode tomar sorvete?
A “proibição” de tomar sorvete ou coisas geladas no período não passa de um mito sem qualquer fundamento. Ao contrário do que era dito no passado, alimentos e comidas frias não provocam maior sangramento ou mesmo hemorragia.

Andar descalça durante a menstruação piora a cólica?
Mito. De novo, o fato de relaciona ao corpo frio, que pode aumentar a sensibilidade às cólicas, mas não tem nada a ver com a falta de uso de sapatos, usando meias, por exemplo.



Pode entrar na piscina menstruada?

O fato de se molhar ou se banhar em uma piscina não prejudica em nada a mulher durante a menstruação. O veto antigo só era indicado para prevenir vazamento ou absorvente aparente na roupa de banho. O absorvente interno e o coletor menstrual, por exemplo, podem derrubar a “proibição”.

Mulher menstruada pode fazer bolo?

A “regra” de distanciamento da mulher menstruada da cozinha como um todo é um mito bastante relacionado ao fato de que muita gente ainda considera a menstruação algo “sujo” e que pode “contaminar” os pratos.




Fonte: vix