Postado em quinta-feira, 24 de maio de 2018 às 10:10

Tosse: Existe remédio milagroso?

Nos últimos dias tenho recebido muitos pacientes em meu consultório e sei o quanto é angustiante para os pais ver seus filhos com longos períodos de tosse...


 Estamos vivendo mudanças bruscas no tempo, sendo que a chegada do inverno é um dos momentos mais críticos para o surgimento de crianças com quadros agudos de gripes, resfriados, e seus principais sintomas, entre eles a tão temida e incômoda TOSSE!

Nos últimos dias tenho recebido muitos pacientes em meu consultório e sei o quanto é angustiante para os pais ver seus filhos com longos períodos de tosse, lembrando sempre que caso a mesma seja persistente (acima de 10 dias), a consulta a um pediatra é essencial. Essa angústia muitas vezes nos leva a tentar diversas alternativas para minimizar o problema e garantir um maior conforto para nossos pequenos, sendo uma das mais populares o uso dos cremes mentolados (o tão famoso e conhecido Vick Vaporub) e outros xaropes.

Massagem no peito, no pé, na garganta, na base do nariz, na testa……e por aí vai, mas uma dúvida sempre fica: Será que o Vick Vaporub é realmente eficaz no combate à tosse?

Mas e aí?! Os cremes mentolados reduzem ou não a tosse do meu filho?

Recentemente um estudo feito pela Dra. Satya D. Narisety, do Wake Forest University mostrou que não necessariamente! O que o Vick Vaporub, e os demais cremes mentolados disponíveis no mercado fazem é acionar receptores frios no nariz e nas vias aéreas superiores, onde você sente a temperatura e o cheiro, dando ao organismo uma falsa sensação de desobstrução (seu cérebro é enganado com a informação de que não existe mais a congestão local, quando na realidade, fisicamente nada aconteceu).

Além disso, estudos científicos evidenciam que a cânfora, presente nos cremes mentolados é um elemento bastante perigoso para crianças com idade inferior a 2 anos de idade, uma vez que o mesmo pode auxiliar no desencadeamento de convulsões, entre outros eventos adversos secundários (a verdade é que para crianças com idade inferior a 2 anos de idade, pouquíssimos remédios, cremes e demais substâncias são recomendadas!)

E qual é a melhor solução?

Mais importante do que propriamente utilizar um medicamento ou creme para o alívio dos sintomas da gripe e resfriado é tratar a causa raíz destes: a doença. Alergias sazonais, inflamação, infecções virais ou infecções bacterianas são apenas alguns dos possíveis culpados e a adoção de medidas preventivas são fundamentais par a garantia do bem-estar do seu bebê, portanto aqui vão algumas dicas simples:

Evitar expor seu filho pequeno a ambientes de grande aglomeração (nós nunca conseguimos saber quais tipos de doença estão sendo veiculados nestes locais, sendo que muitas delas possuem formas de transmissão simples pelas vias aéreas);
Não se expor a ambientes de grande aglomeração para que você não se transforme em um transmissor de doenças respiratórias;

Evitar a exposição
No caso da gripe, o melhor meio de prevenção é a vacinação. Atualmente existem dois tipos de vacina contra a gripe, a trivalente (que protege contra três CEPAS do vírus Influenza) e a quadrivalente (que protege contra uma CEPA adicional do vírus). É importantíssimo tomar a vacina contra a gripe anualmente pois este vírus tem uma capacidade muito grande de mutação.



Para o alívio dos sintomas e para auxiliar na recuperação, algumas pequenas dicas também são importantes:

Tosse é bem ruim, desconfortável, e incomoda pra caramba, mas é SUPER importante para expelir secreções! É com a tosse eficaz que conseguimos eliminar o catarro do peito e ajuda a melhorar o processo de recuperação.

Crianças não tossem com tanta eficácia, então o processo pode demorar mais, e por isso é tão importante fazer a inalação com soro fisiológico e a fisioterapia respiratória é extremamente bem vinda para ajudar a expelir o catarro. Isso ajuda bastante a eliminar as secreções.

Tosse seca e irritativa sobretudo incomoda bastante, e você pode usar um expectorante (receitado pelo médico) para ajudar a melhorar o incômodo. Existem alguns xaropes naturais caseiros que podem ser feitos, e xaropes a base de mel, limão, folha de guaco são ótimos.

Mel para maiores de 1 ano é MARAVILHOSO, e uma das poucas coisas que tem EVIDÊNCIA CIENTÍFICA de melhora da irritação que a tosse causa, comparado com todos esses xaropes pra tosse que encontramos na farmácia. Dependendo a idade, 1 colher de chá ou sobremesa 3x ao dia é o suficiente.

É MUITO importante tomar bastante líquido! Lembre-se que a via aérea também precisa ser hidratada, e o desconforto causado pela tosse alivia com a ingesta hídrica. Além disso, a tosse, a febre e o esforço respiratório faz com que aumente a perda de água do nosso corpo. Dê um tempo para seu corpo recuperar.

Lavar o nariz e fazer inalação exaustivamente durante o dia ajuda MUITO, mas tem que ser durante o dia todo! A secreção que for eliminada durante o dia, fará com que a noite seja melhor, caso contrário a secreção acumulará durante o dia e será pior a noite! Pode-se usar a seringa com soro fisiológico, sprays nasais (dê preferência aos de jato contínuo), e use o aspirador nasal para tirar o excesso de secreção, preferindo os que você aspira com a boca e controla a força de sucção.

Não aspire mais do que 3 vezes ao dia para não machucar a mucosa do bebê.
Dica: Caso o mentol seja uma forma de alívio para o seu filho (e existem casos comprovados em que ele de fato ajudou), recomenda-se apenas que o mesmo seja aplicado a uma distância segura da face (exemplo das massagens no peito da criança).




Fonte: Pediatriadescomplicada



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo