Postado em sexta-feira, 18 de maio de 2018 às 12:12

Caminhada é realizada para lembrar Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Uma caminhada foi realizada pela manhã, no centro de Alfenas, para lembrar a data.


Da Redação

Nessa sexta-feira (18 de maio) comemora-se o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma caminhada foi realizada pela manhã, no centro de Alfenas, para lembrar a data, chamando a atenção da população.

De acordo com informações da Prefeitura de Alfenas, a cada ano é realizado uma atividade para mobilizar a população para a importância do tema. Além da caminhada, informou, também será mobilizada a população através de informes que passarão em toda a cidade para convocar a população e ressaltar a importância do combate para a defesa de crianças e adolescentes.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, Igualdade Racial e Desenvolvimento Social junto com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em uma parceria que envolve o Conselho Tutelar, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Ação Social.

Os participantes saíram de frente da Prefeitura e foram até a Praça Getúlio Vargas (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)


A data foi escolhida para lembrar um caso ocorrido em 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, seviciada e assassinada no Espírito Santo. O corpo foi encontrado seis dias depois, carbonizado. Os responsáveis, jovens de classe média, nunca foram punidos.

A Prefeitura de Alfenas lembra que é importante a mobilização da população em buscar o auxílio da rede de proteção de direitos em caso de conhecimento de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O equipamento está localizado na Rua Tiradentes, 1074, Centro. O horário de funcionamento é das 07 h às 17 h, de segunda a sexta feira.

Entenda o que é abuso sexual

É considerado abuso sexual infantil qualquer ato ou relação sexual que estimule a sexualidade da criança ou adolescente para obter estimulação própria ou de outra pessoa. Vale lembrar que para ser considerado abuso sexual infantil não precisa existir contato físico. É considerado abuso: carícias, chamadas telefônicas obscenas, interação digital com cunho sexual ou qualquer outra conduta sexual prejudicial ao bem-estar emocional ou físico de uma criança.

Conheça alguns sinais que podem ajudar a identificar se a criança e/ou adolescente, em alguns casos, está sofrendo abuso sexual:

✓ A criança está agressiva, irritada ou machuca o próprio corpo;
✓ Está muito quieta, triste, medrosa ou chorosa;
✓ Está desatenta na escola ou desinteressada em atividades e brincadeiras;
✓ Apresenta marcas de agressão ou machucados, tem dificuldade de andar ou sentar;
✓ Faz desenhos agressivos, que mostram situações de medo ou cenas envolvendo questões sexuais.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo