Postado em sexta-feira, 11 de maio de 2018 às 16:04

‘Retirada dos Caiapós’ compõe tradição centenária da Festa de São Benedito em Poços de Caldas

Encenação acontece na Fonte dos Amores e tem presença de grupos de Congo e Caiapó da cidade...


A encenação da "Retirada dos Caiapós" representa parte da tradição centenária da Festa de São Benedito de Poços de Caldas (MG). Na peça, Congos e Caiapós relembram a época em que índios e escravos se conheceram e passaram a se ajudar. O evento está marcado para esta sexta-feira (11), a partir das 15h na Fonte dos Amores.

“É um momento bem simbólico que demonstra a união dos negros africanos que vieram forçados para Brasil e os índios, que no período colonial foram utilizados como mão de obra escrava”, pontua Hudson Vilas Boas, secretário de Cultura de Poços de Caldas.

O secretário explica que, na tradição, os escravos libertados adentraram a mata para contar aos índios sobre a abolição da escravatura. A encenação traz os africanos, representados pelos grupos (chamados de ternos) de Congo e Caiapós, que seguem até a capela de São Benedito, em um momento de reprodução do batismo dos dois povos.

Confira a programação:

  • às 15h30: caminhada pela cidade até a praça Coronel Agostinho Junqueira, na Igreja de São Benedito
  • às 18h: Congos e Caiapós participam de uma missa na Paróquia São Domingos.
  • às 21h: encenação da Embaixada de Carlos Magno e os 12 Pares de França, no pátio da Igreja de São Benedito.

A Festa de São Benedito segue até este domingo (13). As barracas das paróquias têm cardápio de comidas típicas, e as entidades assistenciais da cidade têm barracas de doces. No último dia de festa, a programação inclui missa conga, às 10h na capela de São Benedito, e procissão com andores de pelas ruas da cidade a partir das 16h.


Ternos de Congo particpam da encenação da ´Retirada dos Caiapós´ nesta sexta-feira (11) (Foto: Flávio Danza/Divulgação)


Fonte: G1