Alfenas Hoje - Curso de Artesanato incentiva uso de matéria-prima da natureza
Alfenas - quarta-feira, 1 de outubro de 2014
Cultura Economia Geral Polícia Política Esportes     Vídeos Achados e Perdidos [390 ] Contato
Sugerir Pauta

Publicidade



Postado em terça-feira, 29 de maio de 2007

Curso de Artesanato incentiva uso de matéria-prima da natureza

keuly Vianney


 Sementes, cascas, folhas e flores estão servindo de matéria-prima para o curso de “Artesanato”, que mulheres rurais de Alfenas estão participando gratuitamente nesta semana. A realização é do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas. No treinamento, elas aprendem a produzir peças decorativas de forma independente ou em conjunto com outras artesãs.

Participam do curso 11 mulheres de comunidades rurais do município, que assistem aulas no Salão Social do sindicato até o dia 1º de junho, quando elas realizam uma exposição com as peças fabricadas manualmente. “No curso, elas aprendem a trabalhar com material seco e encontrado na própria região para confeccionar artesanato com folhas, sementes, cascas e flores. Esta é uma forma de valorizar a cultura local com material de fácil acesso e gratuito”, disse o instrutor Arnaldo Mendes, artista plástico mais conhecido como Arnaldo Pavão.

Conforme ele, o treinamento oferece informações para se fabricar artesanalmente adornos, quadros, peças decorativas, arranjos de mesa, caixas de presente e imãs de geladeira. Na região, esses produtos podem ser feitos com casca do urucum, fibra do coqueiro, palha de bananeira, casca como boca de sapo, coquinho, flor de cedro, folhas de mangueira e abacate.
 “Elas podem colher esse material na natureza. O Brasil é rico em diversidade e as pessoas podem reciclar para aumentar a renda”, considerou Arnaldo Pavão.

Bem prático, o curso capacita as participantes na colheita, escolha e limpeza da matéria-prima, passando pelo processo de desidratação, que dura de 10 a 15 dias, tingimento e montagem dos arranjos e peças. O artista plástico trabalha com uma peça-piloto que serve de modelo para outras criações. “As participantes são incentivadas a usar a criatividade. A peça-piloto é para elas terem uma referência e a partir daí, podem inovar, inserindo novo material e testando outras peças”, contou o instrutor.

Também é falado sobre combinação de cores, tipo de semente a ser usado, cuidados com o meio ambiente, gerenciamento, cidadania e reciclagem de garrafas pet, latas de conserva e outros utensílios, que dão base para a produção. Cada aluna produz, em média, de 10 a 12 peças.

“É um produto fácil de comercializar, pois o mercado de decoração é bom. Elas usam um material encontrado na natureza ou que vai para o lixo. Esta é uma forma de melhorar a renda no final do mês, trabalhando sozinha ou montando uma associação. O curso também funciona como terapia”, concluiu.
Conforme ele, as peças podem ser vendidas a partir de R$ 0,80, como é o caso dos imãs de geladeira. Já um arranjo de mesa sai por R$ 15,00.
 
Mais informações:
Arnaldo Mendes – instrutor do SENAR: (31) 9109-0191
Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas: (35) 3292-3101

 

Espalhe por aí

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

0 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia

Publicidade  

Publicidade

BOCA NO TROMBONE

CADASTRE SUA RECLAMAÇÃO, ENVIE UMA FOTO E VAMOS JUNTOS BUSCAR UMA SOLUÇÃO.
Comece agora!
Que mudança você deseja?













INTERATIVIDADE

PARCEIROS AH

Pastel e Cia
 

PASTEL E CIA

SEMPRE UM LUGAR AGRADÁVEL, O PASTEL E CIA REÚNE GENTE BONITA E ALEGRE. CONFIRA AS FOTOS!

 
Giro Alfenas - Botiquim GIRO ALFENAS - BOTIQUIM

28/09/2014
Café Empresarial CAFÉ EMPRESARIAL

25/09/2014


Em Cartaz

- Os Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário
- Maze Runner - Correr ou Morrer
- Livrai-nos do Mal
- Se Eu Ficar
- Lucy

Ver Programação Concorra a Ingressos




Notícias
Cultura
Economia
Geral
Polícia
Esportes
Mais Notícias
Vida Pop
Esporte News
Agronegócio
Mundo
Mais AH
Promoções
Serviços AH
Multimídia
Boca No Trombone

 

Página Inicial   Quem Somos    Anuncie     Contato