Alfenas Hoje - Curso de Artesanato incentiva uso de matéria-prima da natureza
Alfenas - domingo, 19 de abril de 2015
Cultura Economia Geral Polícia Política Esportes     Vídeos Achados e Perdidos [406 ] Contato
Sugerir Pauta

Publicidade



Postado em terça-feira, 29 de maio de 2007

Curso de Artesanato incentiva uso de matéria-prima da natureza

keuly Vianney


 Sementes, cascas, folhas e flores estão servindo de matéria-prima para o curso de “Artesanato”, que mulheres rurais de Alfenas estão participando gratuitamente nesta semana. A realização é do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas. No treinamento, elas aprendem a produzir peças decorativas de forma independente ou em conjunto com outras artesãs.

Participam do curso 11 mulheres de comunidades rurais do município, que assistem aulas no Salão Social do sindicato até o dia 1º de junho, quando elas realizam uma exposição com as peças fabricadas manualmente. “No curso, elas aprendem a trabalhar com material seco e encontrado na própria região para confeccionar artesanato com folhas, sementes, cascas e flores. Esta é uma forma de valorizar a cultura local com material de fácil acesso e gratuito”, disse o instrutor Arnaldo Mendes, artista plástico mais conhecido como Arnaldo Pavão.

Conforme ele, o treinamento oferece informações para se fabricar artesanalmente adornos, quadros, peças decorativas, arranjos de mesa, caixas de presente e imãs de geladeira. Na região, esses produtos podem ser feitos com casca do urucum, fibra do coqueiro, palha de bananeira, casca como boca de sapo, coquinho, flor de cedro, folhas de mangueira e abacate.
 “Elas podem colher esse material na natureza. O Brasil é rico em diversidade e as pessoas podem reciclar para aumentar a renda”, considerou Arnaldo Pavão.

Bem prático, o curso capacita as participantes na colheita, escolha e limpeza da matéria-prima, passando pelo processo de desidratação, que dura de 10 a 15 dias, tingimento e montagem dos arranjos e peças. O artista plástico trabalha com uma peça-piloto que serve de modelo para outras criações. “As participantes são incentivadas a usar a criatividade. A peça-piloto é para elas terem uma referência e a partir daí, podem inovar, inserindo novo material e testando outras peças”, contou o instrutor.

Também é falado sobre combinação de cores, tipo de semente a ser usado, cuidados com o meio ambiente, gerenciamento, cidadania e reciclagem de garrafas pet, latas de conserva e outros utensílios, que dão base para a produção. Cada aluna produz, em média, de 10 a 12 peças.

“É um produto fácil de comercializar, pois o mercado de decoração é bom. Elas usam um material encontrado na natureza ou que vai para o lixo. Esta é uma forma de melhorar a renda no final do mês, trabalhando sozinha ou montando uma associação. O curso também funciona como terapia”, concluiu.
Conforme ele, as peças podem ser vendidas a partir de R$ 0,80, como é o caso dos imãs de geladeira. Já um arranjo de mesa sai por R$ 15,00.
 
Mais informações:
Arnaldo Mendes – instrutor do SENAR: (31) 9109-0191
Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas: (35) 3292-3101

 

Espalhe por aí

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

0 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia

Publicidade  

Publicidade

BOCA NO TROMBONE

CADASTRE SUA RECLAMAÇÃO, ENVIE UMA FOTO E VAMOS JUNTOS BUSCAR UMA SOLUÇÃO.
Comece agora!
Que mudança você deseja?













INTERATIVIDADE

PARCEIROS AH

Em Cartaz

  

Velozes e Furiosos 7
Sinopse Dando continuidade às aventuras globais da franquia construída à base de velocidade, Vin Diesel, Paul Walker e Dwayne Johnson lideram o elenco de "Velozes e Furiosos 7". O novo capítulo da série de sucesso conta com direção de James Wan e ainda traz de volta os atores Michelle Rodriguez, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Chris Brigdes "Ludacris", Elsa Pataky e Lucas Black..
   

 

Cada Um na Sua Casa
Em `Cada Um Na Sua Casa´, quando a Terra é invadida pelos confiantes Boov - uma raça alienígena em busca de um novo lar - todos os humanos são prontamente deslocados, enquanto os Boov se ocupam de organizar o planeta. Porém uma esperta garota chamada Tip (voz de Rihanna) consegue evitar ser capturada e acidentalmente transforma-se em cúmplice de um Boov exilado chamado Oh (voz de Jim Parsons). Os dois fugitivos percebem que há muito mais em risco que um simples dano às relações intergaláticas e embarcam na aventura de suas vidas.
   

 

Cinderela
A história de Cinderela segue a vida da jovem Ella (Lily James), cujo pai comerciante casa novamente depois que fica viúvo de sua mãe. Ansiosa para apoiar o adorado pai, Ella recebe bem a madrasta (Cate Blanchett) e suas filhas, Anastasia (Holliday Grainger) e Drisella (Sophie McShera), na casa da família. Mas quando o pai de Ella falece inesperadamente, ela se vê à mercê de uma nova família cruel e invejosa. Relegada à posição de empregada da família, a jovem sempre coberta de cinzas, que passou a ser chamada de Cinderela, bem que poderia ter começado a perder a esperança. Mas, apesar da crueldade a que fora submetida, Ella está determinada a honrar as palavras de sua falecida mãe e `ter coragem de ser gentil´.
   
Ver Programação Concorra a Ingressos




Notícias
Cultura
Economia
Geral
Polícia
Esportes
Mais Notícias
Vida Pop
Esporte News
Agronegócio
Mundo
Mais AH
Promoções
Serviços AH
Multimídia
Boca No Trombone

 

Página Inicial   Quem Somos    Anuncie     Contato