Postado em quinta-feira, 19 de abril de 2018 às 15:03

5 lições para abrir um negócio de sucesso

Entenda como transformar sua ideia em um empreendimento rentável...


Ter uma ideia brilhante, abrir um negócio e tornar-se um caso de sucesso no mundo do empreendedorismo atrai cada vez mais pessoas. Esse ideal de empreendimento bem-sucedido, no entanto, é muitas vezes visto como algo milagroso e simples, mas isso não é verdade - entre os primórdios de uma empresa até o seu sucesso no mercado, muitas etapas são fundamentais para que tudo corra conforme o planejado e tenha os resultados esperados.

"Buscar sempre novas formas de oferecer seus serviços com base nas necessidades do mercado em que atua é uma das dicas mais importantes para empreendedores", diz Victor Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi.

Com mais de 60 anos de atuação no mercado, a empresa é conhecida no segmento por ter repaginado seus serviços e conseguir uma redução de custos que se refletiu em um dos preços mais competitivos do mercado gráfico atual.

Por meio de atuação online, a empresa permite que seus clientes comprem serviços gráficos, como cartões de visita e flyers , a preços populares.

Para ajudar novos empreendedores a gerir seus negócios de forma adequada, o empresário dá cinco dicas essenciais:

1. Trabalhe com algo que conheça



Uma ideia que parece brilhante para o empreendedor nem sempre será aquilo que o público-alvo procura. Afinal, existem milhares de produtos e serviços oferecidos diariamente que nem todo mundo conhece, mas que são senso comum para quem realmente domina certo segmento.

Por isso, vale a pena sempre abrir um negócio no qual o empresário já sabe onde está pisando, quais as possibilidades que existem e quais ainda estão em aberto. Ter uma certa identificação com a área é importante, já que ajuda a encontrar parceiros e pessoas com interesses afins de forma mais fácil.

2. Busque capacitação

O empresário deve ter conhecimento sobre aquilo que irá trabalhar. Por isso, é fundamental que a abertura da empresa seja precedida por cursos de capacitação em áreas diversas, como informática, jurídica, mídia e tudo o mais que possa ser útil para o empreendimento em questão.

Para quem já trabalha na área, vale a pena focar mais em cursos na área de gestão e finanças, mas para quem vai começar agora no segmento escolhido, pode ser interessante fundamentar esse processo de capacitação na área específica em que a empresa irá atuar.

3. Conheça seu mercado


Mesmo que o empreendedor tenha uma boa ideia do mercado em que irá atuar, é fundamental fazer isso de forma mais intensa antes de abrir o negócio.

A ideia é tentar mapear o local de atuação, a idade, o sexo, os interesses e todos os demais fatores que forem relevantes sobre o público que a empresa quer atingir. Vale a pena recorrer a estudos e estatísticas do segmento para poder executar essa etapa de forma mais adequada e precisa.

4. Profissionalize seus processos

Quando uma empresa nova se apresenta a clientes, investidores ou fornecedores, é fundamental transmitir a ideia de que se trata de um negócio com potencial. Grande parte disso advém de uma postura e atuação profissional, embasada na realização de procedimentos corretos, seguimento de normas apropriadas e de uma estrutura organizacional semelhante à de uma empresa já consolidada.

Por isso, um novo negócio deve sempre procurar o que precisa ser feito dentro de cada área para tornar-se o mais profissional e respeitável possível. Possuir materiais gráficos, como cartão de visita e itens de papelaria, como os timbrados , são igualmente importantes para passar uma imagem mais profissional.

5. Saiba vender sua marca

Vender uma marca necessariamente significa vender um produto. Um consumidor em potencial pode receber ideias de uma empresa e não fazer a compra, mas manter a mente aberta para futuras possibilidades.

Por isso, é essencial que a empresa tenha uma identidade, um certo perfil e políticas que vão ao encontro de tudo aquilo que os seus compradores buscam para poder escolher a marca de quem irão comprar. Redes sociais, sites e campanhas publicitárias devem ser sempre pensadas dentro dessa ótica.







Fonte: Terra



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