Postado em terça-feira, 17 de abril de 2018 às 10:10

Seu cérebro para de produzir células novas assustadoramente cedo, diz estudo

Já passou dos 13 anos de idade? Então, você começou a envelhecer, pelo menos em seu cérebro...


Já passou dos 13 anos de idade? Então, você começou a envelhecer, pelo menos em seu cérebro. Segundo um novo estudo da Universidade da Califórnia, o órgão para de produzir novas células nesta idade.

Idade em que cérebro para de produzir células

Para realizar a pesquisa, estudiosos analisaram mais de 59 amostras de tecido humano do hipocampo, uma área cerebral intimamente ligada à memória e aprendizado.

Os responsáveis pela investigação optaram por investigar tecidos de cadáveres e pessoas em pós-operatório, o que gerou questionamento no meio científico sobre quão confiáveis são os resultados.

Nas amostras obtidas de fetos de 14 semanas, foi notado que havia abundância de células-tronco e neurônios imaturos se movimentando para uma região do hipocampo chamada giro denteado.



Nos tecidos cerebrais de fetos com 22 semanas, a migração desacelerou. Nas amostras de pessoas com um ano havia ainda menos neurônios imaturos e a redução continuou com o passar da idade.
13 anos foi a idade máxima em que o cérebro tinha neurônios imaturos, ou seja, recém-formados.

Este resultado vai contra pesquisas anteriores que afirmavam que a produção de novos neurônios no hipocampo humano continuava durante a fase adulta mesmo que em menor proporção. No entanto, ele ainda não pode ser considerado completamente verdade.

O processo de criação de novos neurônios pelo cérebro é cercado de dúvidas e tem ares até de mistério.

A verdade é que a ciência ainda sabe pouco sobre o papel da renovação dessas células nas diferentes etapas de vida.




Fonte: Vix



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo