Alfenas Hoje - Falta humildade para os empreendedores?
Postado em quinta-feira, 12 de abril de 2018 às 10:10

Falta humildade para os empreendedores?

 A humildade nem sempre é um traço abordado da maneira adequada. Muitas vezes, acaba passando a impressão de que um empreendedor humilde é alguém sem ambição e com autoestima baixa — o que não é verdade.

Para acabar de vez com essa confusão, vamos esclarecer porque a humildade deve fazer parte do seu dia a dia e ajudá-lo a desenvolver essa habilidade comportamental. Prossiga com a leitura e aprenda um pouco mais!

O que é humildade?

Apesar de parecer um conceito simples, muitas pessoas não conseguem definir com clareza o que é ser humilde. Esse é o primeiro passo para absorver todas as informações e dicas que serão apresentadas ao longo deste post.

A humildade possui diversas faces, mas, de modo geral, pode ser apontada como a capacidade (ou a virtude) de alguém que sabe reconhecer suas próprias limitações, não exalta em excesso suas habilidades e está aberto a aprender com o próximo.

O grande pensador Mahatma Gandhi dizia:

“O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios, e a humildade faz grandes homens”.

De fato, essa é a essência de ser humilde. Muito mais do que as conquistas financeiras e profissionais, o homem humilde é uma pessoa que tem uma consciência muito grande de si mesmo, o que o torna mais forte perante os desafios.

A ambição e a humildade podem conviver lado a lado?

Essa é uma dúvida comum e, ao mesmo tempo, muito interessante. Muitas pessoas acreditam que uma pessoa ambiciosa não consegue ser humilde e vice versa, mas veremos que isso é um mito. Aliás, esse tipo de esclarecimento é fundamental para os empreendedores, visto que as duas características são essenciais ao seu desenvolvimento.

É certo que a ambição está relacionada à vontade de crescer e alcançar novos horizontes. Só com essa explicação é possível perceber que ambição não pode ser entendida como o oposto da humildade.

As pessoas podem (e devem) ser ambiciosas e humildes. Um indivíduo sem ambição é alguém sem perspectiva, sem estímulo para trabalhar, estudar e crescer. Do mesmo modo, o indivíduo sem humildade é alguém que não aceita suas limitações e se acha superior aos demais. Essas duas situações conduzem ao mesmo resultado: o fracasso.

Conclui-se, portanto, que ambição e humildade precisam caminhar lado a lado, especialmente em empreendedores. Se dedicar à atividade empresarial exige muita força de vontade para buscar a superação e, ao mesmo tempo, muita tranquilidade e maturidade para entender que ninguém é perfeito e que sempre podemos aprender algo novo.

A humildade pode ser confundida com a baixa autoestima?

Já esclarecemos que humildade e ambição não são conceitos antônimos. Agora, você acredita que a humildade pode ser confundida com baixa autoestima?

Se a sua resposta foi positiva, é interessante refletir um pouco mais a respeito. Via de regra, um indivíduo com a autoestima baixa possui algumas características marcantes, a saber:

  • necessita da aprovação e do reconhecimento das pessoas com quem convive;
  • é emocionalmente carente e pessimista;
  • costuma ser dependente das pessoas;
  • se sente rejeitado;
  • acredita que não é bom o bastante.

 

Observe que não há como dizer que a humildade se iguala à baixa autoestima. Um indivíduo humilde não é carente ou se sente rejeitado. Ele é forte o suficiente para aceitar que não pode ser o melhor em tudo e convive muito bem com suas limitações.

Além disso, essa necessidade por aceitação e reconhecimento não existe nele, principalmente porque ele sabe que deu o seu melhor e se sente feliz com suas conquistas e realizações, sempre acreditando que pode evoluir um pouco mais com as experiências e pessoas que conhece ao longo de sua jornada.

Humildade para os empreendedores: como descobrir se você é humilde?

Depois de tudo o que falamos, ainda existe a dúvida: afinal, falta humildade para os empreendedores? Para ajudá-lo a chegar a essa resposta, preparamos uma espécie de checklist que pode indicar se você precisa trabalhar melhor essa virtude. Confira os 6 principais sinais de alerta!

1. Acredita que o sucesso será eterno
Sua empresa está em uma boa fase? Que bom! Mas, você acredita que essa é uma situação permanente e que, finalmente, seus esforços foram recompensados? Então é importante acender um sinal de alerta! O sucesso é algo que depende de inúmeros fatores, dentre elas a consciência de que as coisas podem mudar de repente.

2. Possui uma autoridade rígida
Você costuma centralizar todas as decisões da empresa por acreditar que é o melhor e mais capacitado para isso? Esse é mais um sinal de que pode estar sendo um líder pouco humilde. O essencial é que o empreendedor seja uma verdadeira liderança e esteja aberto para compartilhar o que sabe e delegar competências e autoridade aos funcionários que possuem capacidade para isso.

3. Não reflete sobre os feedbacks negativos que recebe
Receber feedbacks negativos faz parte da vida profissional e pessoal de qualquer pessoa, inclusive de um empreendedor. Se você recebeu algum nos últimos tempos, mas não parou para refletir e estudar maneiras de evoluir, pode estar sedo arrogante e prepotente. Por isso, tenha cuidado!

4. Não aprendeu nada com ninguém nos últimos meses
Reflita um pouco sobre os seus últimos meses na empresa e procure se lembrar de algo que aprendeu e colocou em prática por meio de uma conversa com um colaborador, funcionário, cliente ou fornecedor. Caso não se recorde de nenhuma situação assim, é bom começar a ouvir mais as pessoas ao seu redor e aproveitar as grandes oportunidades que podem surgir.

5.
Perde o controle emocional em situações inesperadas
Outro ponto que merece ser destacado é que o empreendedor sem humildade não consegue lidar muito bem com situações inesperadas. Por acreditar que tem o controle de tudo e de todos, ele acaba se descontrolando perante os contratempos normais do cotidiano empresarial. Lembre-se de que imprevistos e problemas podem acontecer e que o melhor a se fazer é aprender com eles e evitar que se repitam.

6.
Fica pensando na resposta que dará a alguém enquanto ele fala
Essa, sem dúvidas, é uma situação de alerta. Se você tem o hábito de elaborar respostas para alguém enquanto ela expõe suas ideias, é porque não dá valor ao que ela pensa e já possui uma opinião formada e rígida sobre você e suas atitudes. Ou seja, não está sendo humilde.

Após concluir a leitura deste post, podemos dizer que a humildade para os empreendedores é uma característica crucial para o sucesso.

É a humildade que o preparará para os desafios inerentes a essa atividade e farão de você um empresário humano, consciente e mais estratégico ao tomar suas decisões. Por isso, pratique essa ideia e não deixe que a soberba e a arrogância façam parte do seu perfil.

Gostou deste post? Ele o ajudou a se tornar um líder e empreendedor mais eficiente? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!




Fonte: Saiadolugar

















Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos