Postado em sábado, 7 de abril de 2018 às 17:05
Atualizada em terça-feira, 10 de abril de 2018 às 15:09

Grupo inaugura ‘Ghost bike’ em memória do Índio Cachoeira

Da Redação

Um grupo de moradores de Alfenas inaugurou, na tarde de sexta-feira, uma “Ghost bike” (ou bicicleta fantasma) em memória do violinista Índio Cachoeira. A inauguração foi horas após o sepultamento do músico, que faleceu no decorrer dessa semana após complicações em seu quadro clínico devido a um acidente de trânsito.

A bicicleta usada por José Pereira de Souza, o Índio Cachoeira, foi colocada bem no local onde houve o acidente, na semana passada. Na ocasião, pouco antes das 18h, em horário de grande fluxo de veículo, a bicicleta conduzida pelo músico colidiu na lateral de um automóvel.

O local do acidente fica na Praça Dr. Emílio da Silveira, ao lado da Escola Estadual Coronel José Bento. Ali, foi pintada uma borboleta no solo e colocada a bicicleta de Índio Cachoeira. “Esperamos não ter que fixar e pintar outras borboletas simbolizando atropelamentos em Alfenas. O esforço deve ser coletivo, entre ciclistas, motoristas e pedestres”, postou nas redes sociais o advogado Guilherme Abraão, supervisor de Cultura de Alfenas e amigo do músico.

“Ghost bike”

A Ghost bike (que na tradução para o português significa bicicleta fantasma) é uma iniciativa para chamar a atenção para as mortes de ciclistas no trânsito. Em alguns lugares, a iniciativa também é chamada de bicicleta branca (white bike quando se refere em inglês). A ideia é fazer que as pessoas reflitam sobre o respeito no trânsito e cobrar do poder público espaço para incentivar o ciclismo. Os organizadores esperam que não haja vandalismo ou até mesmo furto, uma vez que a bicicleta foi colocada sem peças essenciais como os freios.

A homenagem foi realizada na tarde de sexta-feira, no dia do sepultamento (Fotos: Divulgação)


Daniel Ribeiro Silveira, diretor social da Acar (Associação Ciclística de Alfenas e Região), cobra melhor mobilidade urbana com ênfase na bicicleta. Hoje, ele analisa uma carência em relação a oferta de espaços ciclísticos em Alfenas.

Silveira disse que, há cerca de 2 meses, os ciclistas se reuniram com o prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) que apresentou o projeto de uma ciclovia, que abrange cerca de 25 km unindo os quatro pontos cardeais da cidade. Porém, a proposta está em fase de captação de recursos junto ao Governo Federal, que dispõe de um programa específico para mobilidade urbana.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.