Postado em sábado, 7 de abril de 2018 às 12:12

Dia Nacional do Jornalista é comemorado em 7 de abril

A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos para as pessoas.


Da Redação

O Dia Nacional do Jornalista é comemorado nesse 7 de abril. A data homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de maneira imparcial e ética.

A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem ao jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Líbero Badaró, que também era médico, foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo.

A homenagem foi criada em 1931, mais de 100 anos após o homicídio. A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder insustentável. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831. A data, 7 de abril, também foi utilizada para fundação da ABI em 1908.

Outras datas

Apesar de o dia 07 de abril ser a principal data brasileira de homenagem aos jornalistas, outros dias também homenageiam tal profissional: 29 de janeiro, também usado para homenagear os profissionais de imprensa, refere-se à morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio; 16 de fevereiro é o Dia do Repórter; 03 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993; e 1º de junho comemora-se o Dia da Imprensa.

O Dia da Imprensa faz referência ao início da circulação do primeiro jornal no Brasil, o Correio Braziliense, editado por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres. O periódico foi criado em 1º de junho de 1808 e sua circulação encerrou-se em 1º de dezembro de 1822.

Profissionalização

Os jornalistas brasileiros não tinham formação específica até a década de 1940. Os profissionais do Jornalismo eram, em sua maioria, médicos, advogados e, posteriormente, escritores. O primeiro curso de Jornalismo no Brasil surge em 1947, em São Paulo, na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

A regulamentação da atividade se deu em 1969, mas 40 anos depois, em 2009, o STF (Supremo Tribunal Federal) desregulamentou a atividade. Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) tramita no Congresso Nacional para regulamentar novamente a atividade, tida como um dos pilares para manutenção do sistema democrático.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.