Postado em sábado, 31 de março de 2018 às 18:06

Projeto de extensão da Unifal resulta em Atlas Virtual

A ferramenta contribui a distância para o aprimoramento das aulas práticas.


Da Redação

Pensando em uma forma inovadora para o ensino de Histologia (área das Ciências Biológicas e das Ciências da Saúde, dedicada à análise e interpretação de imagens dos tecidos e dos órgãos animais, observadas no microscópio de luz), a professora Manuella Carvalho da Costa, do Instituto de Ciências Biomédicas da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), desenvolveu um projeto de extensão que deu vida a um Atlas Virtual de coleção de lâminas do laboratório de aulas práticas da Universidade.

A proposta “Histologia Interativa” envolve alunos de graduação que já cursaram a disciplina e contribuíram para o desenvolvimento de uma página na internet onde foi elaborado o Atlas Virtual de Histologia. “Com o avanço dos recursos tecnológicos, é possível documentar de maneira organizada e didática a coleção de lâminas utilizadas durante as aulas práticas de Histologia, tornando-se possível proporcionar aos alunos, um método de estudo a distância muito utilizado por diversas universidades, a fim de complementar o trabalho desenvolvido no sistema presencial”, explica Manuella, coordenadora do projeto.

Além de possibilitar que os estudantes envolvidos no projeto aprimorem o conteúdo na disciplina, conforme professora Manuella, o Atlas Virtual também auxilia os alunos durante a graduação, bem como as pesquisas de pós-graduação, uma vez que grande parte dos experimentos das áreas biológicas e da saúde utilizam cortes histológicos de origem animal. “É uma excelente fonte de consulta para profissionais e alunos que desejam rever os conceitos básicos de Histologia”, afirma.

Estudantes analisam imagens dos tecidos no Atlas Virtual de Histologia (Foto: Arquivo pessoal da equipe do projeto de extensão "Histologia Interativa"/Unifal)


Segundo a docente, o Atlas Virtual não substitui o aprendizado em sala de aula, uma vez que objetiva facilitar o aprendizado da disciplina Histologia Básica e dos Sistemas, fazendo com que o aluno associe o conhecimento teórico com o que foi ministrado nas aulas práticas.

“De maneira alguma o Atlas Virtual substitui o trabalho realizado em sala de aula, nem descarta a leitura complementar de livros textos”, ressalta Manuella, informando que o novo método apresentará apenas legendas relativas às imagens, contribuindo para o entendimento final. “O laminário virtual é uma ferramenta de estudo que permitirá a troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes, monitores e professores da disciplina.”

Na página do projeto, é possível encontrar os melhores cortes histológicos do acervo de lâminas do Departamento de Morfologia da Unifal, os quais foram analisados pelos estudantes Gabriella Maconi Martins, Isabela Ferreira Corrêa, Josiane Gonçalves e Jovânia Alves Oliveira, que já cursaram a disciplina e realizaram a captura das imagens, com as objetivas nos diferentes aumentos (4, 10 e 40 vezes).

O Atlas foi organizado em tópicos, divididos por assunto da disciplina e em cada tópico foram disponibilizadas as imagens das lâminas estudadas em sala de aula, assim como textos explicativos sobre os elementos nelas evidenciados. Clique aqui e acesse o Atlas Virtual de Histologia.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo