Postado em sábado, 10 de março de 2018 às 09:44

Cuidados com a saúde dos idosos: tudo o que você precisa saber

 Talvez você não tenha tido o privilégio de conviver com seus avós ou bisavós por muito tempo. Na década de 70, por exemplo, a expectativa de vida do brasileiro era de 57 anos — um número bem diferente dos atuais 76 anos. Por isso, a saúde dos idosos hoje é um tema muito importante para a sociedade e para as famílias.

E você, sabe que cuidados precisa ter com a saúde dos idosos? Quer descobrir qual é a melhor forma de preservar a vitalidade e qualidade de vida dos seus familiares? Quer entender que hábitos pode começar a desenvolver hoje para chegar à terceira idade disposto e produtivo?

Então, não perca o post de hoje! Vamos falar de tudo o que você precisa saber para cuidar da saúde dos idosos ou até mesmo para se preparar para essa etapa cada vez mais gratificante da vida. Confira!

Pense na prevenção e segurança dos idosos

Atualmente, é muito comum as pessoas acima de 65 anos serem ativas e independentes. Muitas moram sozinhas e executam a maioria das atividades do dia a dia sem grandes problemas, o que contribui para seu bem-estar e sensação de autossuficiência.

No entanto, os idosos enfrentam um risco maior de acidentes. A perda gradativa do equilíbrio, da visão, diminuição dos reflexos, mobilidade e força muscular fazem deles um alvo fácil para quedas, impactos e lesões variadas.

Por isso, é importante que eles vivam em um ambiente o mais seguro possível. Algumas adaptações nas residências e rotina são muito eficientes para protegê-los e evitar acidentes.

Nos países onde a população já está mais envelhecida, existe um conhecimento mais aprofundado sobre as necessidades dessa faixa etária. Eles também desenvolveram soluções domésticas que contribuem para a segurança dos idosos.

Quer saber como tornar o ambiente seguro para prevenir acidentes e garantir o bem-estar das pessoas na terceira idade? Confira a lista a seguir:

Cuidados com a casa

A casa ideal para um idoso é aquela sem escadas, que tem poucos degraus e soleiras, que podem causar acidentes. Também é importante instalar pisos antiderrapantes e barras em locais de circulação e nos banheiros. Essas medidas evitam quedas.

A eliminação de obstáculos (tapetes, móveis no meio do caminho) são algumas alterações úteis. Eles podem fazer o idoso tropeçar e cair. Também é importante que haja pontos de luz facilmente acessíveis para que o indivíduo não precise caminhar no escuro.

Monitoramento remoto

Quando o idoso mora sozinho ou permanece em casa enquanto os outros membros da família trabalham, o monitoramento remoto pode ser muito útil. Ao contrário do que muitos pensam, hoje, existem relógios inteligentes com essa função. Eles enviam informações importantes sobre o idoso para seus parentes por meio de aplicativos.

Assim, se ocorre uma queda, o relógio dispara um alarme para o responsável pelo idoso. Ele pode tentar contato por telefone e, caso não consiga uma informação que o tranquilize, pode acionar o socorro e providenciar a assistência necessária.

Esse tipo de monitoramento é muito importante. Sabemos que o socorro rápido em caso de ocorrências graves (infarto, AVC) é essencial para aumentar as chances de sobrevivência da pessoa.

Assistência em tarefas exigentes

Diversas tarefas de limpeza e manutenção de uma residência exigem o uso de equipamentos que podem provocar acidentes. É o caso de ferramentas afiadas ou escadas, que envolvem o risco de lesões ou quedas.

É importante que o idoso tenha assistência para a realização dessas tarefas. A faxina periódica deve ser feita por profissionais ou outros membros da família. O mesmo vale para atividades de manutenção.

Veja as doenças mais comuns na terceira idade

Com uma “máquina” mais desgastada, é comum que algumas doenças sejam mais frequentes na terceira idade. Os problemas que apresentam riscos maiores ou estão bastante presentes nessa fase da vida são:

Problemas cardiovasculares

Eles estão presentes em toda a vida adulta e são uma das principais causas de morte no mundo. Na terceira idade, os problemas cardiovasculares se tornam ainda mais perigosos.

A forma mais comum é a doença arterial coronariana, que é um estreitamento ou bloqueio das artérias do coração. As obstruções ou rupturas podem causar ataques cardíacos que, em suas ocorrências mais sérias, levam até mesmo à morte.

Doença cerebrovascular

Também conhecida como AVC ou acidente vascular cerebral, ela ocorre quando um vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado ou sofre rompimento, impedindo que o sangue chegue a determinadas partes desse órgão. As células afetadas morrem rapidamente, podendo causar sequelas ou morte.

Hipertensão arterial

Acontece quando a força que o sangue exerce sobre as paredes de uma artéria durante o bombeamento normal do coração é muito grande. A pressão alta pode danificar os vasos sanguíneos, os rins, o coração e outros órgãos.

Câncer

Trata-se do desenvolvimento de células anormais que crescem incontrolavelmente, causando danos ao organismo. Os tipos mais comuns na terceira idade são o câncer de estômago, bexiga, próstata, colorretal, pulmão, pele, mama e linfoma não Hodgkin.

Diabetes tipo 2

Essa doença é causada por uma alteração na forma como as células absorvem e utilizam a glicose. Os tecidos ficam sem energia necessária para funcionar e o problema pode afetar diversos órgãos.

As consequências mais comuns do diabetes são cegueira, lesões no sistema nervoso, ataques cardíacos, derrames e insuficiência normal. A melhor forma de prevenir e controlar o problema é com uma alimentação saudável e prática de exercícios.

Doença de Parkinson

O mal de Parkinson é mais comum nos homens do que nas mulheres. Trata-se de um distúrbio neurológico que faz com que o paciente tenha rigidez muscular, tremores visíveis e movimentos bruscos.

Ele pode dificultar muito as atividades do dia a dia, já que o paciente perde parte do controle motor. Histórico familiar, lesões na cabeça e exposição a toxinas químicas são alguns fatores que aumentam as chances de desenvolver a doença.

Demência (incluindo o mal de Alzheimer)

Trata-se de uma perda significativa de funções cerebrais. Ela pode aparecer por meio de lapsos de memória, dificuldades de atenção e comunicação, confusão mental e alterações de personalidade e humor.

Há várias causas para a demência: doença de Huntington, mal de Parkinson e demência vascular são as mais comuns. No entanto, o mal de Alzheimer é uma causa frequente e preocupante. À medida em que a doença evolui, o paciente perde suas capacidades cognitivas e se torna cada vez mais dependente dos familiares para atividades do dia a dia.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Acontece devido à inflamação das vias aéreas, espessamento no revestimento dos pulmões e uma produção acima do normal de muco nos tubos de ar. Com todas essas barreiras, ocorre uma redução na quantidade de ar dentro e fora dos pulmões.

O paciente tem sintomas como falta de ar, sibilos (assovio ao respirar) e tosse crônica. É mais comum em fumantes ativos e passivos ou em pessoas que foram expostas à poluição industrial e contaminantes no local de trabalho.

Osteoartrite

Essa é uma doença mais comum em mulheres, pessoas que tiveram lesões anteriores ou obesos. Provoca inchaço e dores articulares, que podem ser tratadas com anti-inflamatórios, fisioterapia e medicação para dor.

Osteoporose


É uma perda de massa óssea, deixando os ossos mais fracos e finos, mais fáceis de quebrar em um acidente ou queda. A osteoporose pode ser prevenida com exercícios, além de uma dieta rica em cálcio e suplementação de vitamina D.

Cataratas

Trata-se da perda de transparência na lente natural do olho, o cristalino. Ela faz com que o paciente perca gradualmente a visão para perto e para longe. O tratamento para o problema é cirúrgico.

Conheça a importância da alimentação saudável para a saúde dos idosos
A idade traz um declínio natural no funcionamento de muitos órgãos e sistemas do corpo. Porém, esse processo pode ser retardado ou amenizado com o estilo de vida. A alimentação tem um papel fundamental nesse programa de prevenção.

Os idosos devem utilizar uma alimentação saudável e balanceada. Como as pessoas de todas as idades, eles precisam consumir carboidratos (de preferência integrais), proteínas magras, muitos vegetais e gorduras boas (azeite de oliva, abacate, salmão, sardinha).

A alimentação saudável envolve a decisão de fazer escolhas conscientes e benéficas em cada refeição. Isso quer dizer que é preciso utilizar mais alimentos naturais e integrais e menos produtos industrializados. Reduzir as quantidades de sal, açúcar e gorduras saturadas ou trans também são atitudes importantes.

Encher o prato de itens coloridos — verduras, legumes, frutas, cereais integrais, sementes e oleaginosas — é o ideal. As carnes magras também são bem-vindas. Porém, além das recomendações normais para uma alimentação saudável, os idosos devem ter alguns cuidados especiais. Saiba quais são eles:

Maior necessidade de proteínas

Existe uma perda muscular acentuada que pode ser amenizada com o consumo de proteínas saudáveis: carnes brancas ou pouco gordurosas, feijões variados, leite, entre outras.

Mas como a mastigação e digestão podem ser mais difíceis, esses alimentos devem ser apresentados da forma mais fácil de ser consumida: pedaços pequenos, moídos, ralados ou desfiados.

Ajuda para a digestão

Enzimas digestivas em cápsulas, consumo de mamão papaya, abacaxi e limão são algumas alternativas para ajudar o corpo no processo de digestão. Chás de alecrim, hortelã e camomila também são aliados.

Manutenção da saúde do cérebro

Peixes, gema de ovo, oleaginosas (castanhas, nozes etc.) são alguns dos alimentos que ajudam a manter o cérebro saudável. Também entram nessa lista as gorduras saudáveis, como o abacate, o azeite de oliva e peixes.

Reforço para os ossos


É comum os ossos dos idosos se tornarem mais frágeis, mas esse problema pode ser combatido com o consumo de cálcio e suplementação de vitamina D. No entanto, o leite deve ser usado apenas quando não causa problemas gastrointestinais no indivíduo.

Apesar de o leite ser uma das principais fontes de cálcio, esse mineral também é encontrado no brócolis, couve, espinafre, sardinha, linhaça, grão de bico, sementes de linhaça, gergelim e chia ou na aveia, entre outros alimentos.

Saiba como devem ser as atividades físicas nesse período da vida
Você já deve ter observado algumas dificuldades muito comuns em idosos: perda do equilíbrio, da densidade dos ossos (que ficam mais sujeitos à quebra), dores nas articulações, diminuição da massa muscular e da mobilidade geral.

Além de prejudicarem a realização das atividades de rotina, esses problemas aumentam as chances de os idosos caírem, quebrarem ossos e terem dificuldades no processo de recuperação.

A melhor forma de prevenir esses problemas é a realização de atividades físicas supervisionadas. Quando o indivíduo é sedentário, ele tem uma perda de força muscular muito acentuada a partir dos 60 anos, principalmente nos membros inferiores e tronco.

Quando os idosos realizam exercícios físicos da maneira correta, devidamente supervisionados por profissionais, eles conseguem retardar o surgimento desses problemas.

Além disso, a atividade física previne condições como a osteoporose (ossos ficam mais “ocos” e frágeis), obesidade e diabetes. A musculação na terceira idade também é um aliado para deixar os músculos mais fortes e tirar a sobrecarga das articulações.

É importante que o idoso seja avaliado por um médico antes de começar uma rotina de exercícios. Os resultados dos exames mostrarão qual é o treino mais apropriado de acordo com as condições cardiológicas, pulmonares, metabólicas e musculoesqueléticas do paciente.

Também é essencial que ele seja acompanhado pelo profissional de saúde e pelo educador físico, garantindo todos os benefícios que a atividade proporciona sem qualquer risco de lesão.

Valorize os hábitos saudáveis para a terceira idade
Grande parte das doenças que afetam os idosos e a população em geral não tem qualquer origem em contaminação. Isso significa que elas se desenvolvem devido a um estilo de vida inadequado e não muito saudável.

Por isso, é importante desenvolver e manter hábitos saudáveis que vão contribuir para seu bem-estar na terceira idade. Vamos contar a você quais são eles:

Não ceder à inatividade

Mesmo que já tenha se aposentado, é importante que o idoso se mantenha ativo. Ele pode dedicar o tempo livre para dedicar-se a algum hobbie, desenvolver uma nova habilidade ou mesmo aprender algo completamente novo.

Esses estímulos vão manter o cérebro em alerta, evitando problemas de memória, concentração, raciocínio e a perda de funções cognitivas. Aliados aos exercícios físicos, eles vão manter corpo e mente em forma.

Aproveitar as oportunidades de socialização


O isolamento emocional é péssimo para o corpo e para a mente. O tempo do idoso deve ser aproveitado para conviver com pessoas que lhe façam bem, que tragam alegria e prazer.

Reunir os amigos para conversar, participar de um jogo que gostam ou dançar são ótimas formas de socializar. Elas contribuem para manter o indivíduo fisicamente ativo e emocionalmente estimulado.

Participar de campanhas de vacinação

Para o idoso, a recuperação de doenças pode ser mais difícil e envolver complicações. Por isso, tudo o que puder ser feito para preveni-las é muito importante para a manutenção da saúde.

Uma forma de prevenir doenças é participar de campanhas de vacinação. Normalmente o próprio governo incentiva os idosos a se imunizarem contra gripes e outras doenças, mesmo que essa opção não esteja aberta a toda a população.

Visitar o médico com frequência

Não espere sentir uma dor para visitar seu geriatra. Faça das consultas uma rotina e realmente realize todos os exames que o médico indicar. Isso vai ajudar a detectar problemas de saúde em um estágio precoce, facilitando o tratamento.

Não utilizar medicamentos sem orientação médica

O que é bom para o vizinho pode não funcionar para todos. Por isso, quando se trata do uso de medicamentos, é fundamental só tomá-los sob orientação médica.

Um remédio pode ser completamente ineficiente ou até prejudicial dependendo do quadro clínico do paciente. Além disso, a interação com outros medicamentos que o paciente utiliza pode fazer mal ou anular o efeito de uma ou outra substância, o que é extremamente perigoso.

Controlar o peso

Além de dificultar a locomoção, o excesso de peso é associado a uma série de doenças: problemas cardiovasculares, diabetes, artrites, pressão alta e outros perigos à saúde do idoso.

Portanto, é fundamental controlar o peso. Alimentar-se adequadamente e praticar atividade física são as melhores formas de manter os ponteiros da balança no lugar. Caso tenha dificuldade nessa questão, procure auxílio do médico.

Lembre-se da necessidade do apoio psicológico

Não é só o corpo que precisa de cuidados. A terceira idade é uma etapa que envolve mudanças e adaptações. Alterações na rotina e a aposentadoria, por exemplo, podem afetar o senso de utilidade do idoso e provocar emoções conflitantes.

Além disso, trata-se de um momento em que se contabilizam algumas perdas significativas. O idoso sente que está perdendo amigos e familiares, sua produtividade, vê que sua saúde está mais frágil e também pode começar a enfrentar algumas limitações físicas.



Fonte: Amigão da Saúde