Postado em quinta-feira, 8 de março de 2018 às 11:52

4 bons substitutos para o açúcar no café da manhã

O açúcar está presente na maior parte dos alimentos consumidos diariamente. É só verificar os ingredientes à sua volta para perceber que mesmo os produtos mais improváveis contêm este mal do século XXI. E não pense que é só a sua silhueta...


 O perigo do açúcar

O consumo do açúcar está diretamente relacionado a doenças como diabetes, obesidade, cáries e até mesmo problemas cardiovasculares. Razões mais que suficientes para a Organização Mundial de Saúde recomendar a ingestão de açúcar inferior a 10% de ingestão de caloria diária. Uma porcentagem fácil de superar com um sachê para adoçar o café.

Se você quiser adoçar seus pratos sem recorrer ao açúcar, estes são os melhores substitutos:

Alternativas de adoçantes

1. Mel cru. Ao contrário do mel processado e industrializados, o mel cru não foi aquecido e filtrado, mantendo assim todos os seus nutrientes. Porém, você também não deve abusar do seu consumo porque cerca de 82% de sua composição ainda é o açúcar, e os efeitos sobre o corpo são o mesmo.

2. Stevia. Embora agora esteja moda, este adoçante não é tão natural quanto parece. Na verdade, para obtê-lo, a planta stevia passa por vários processos químicos. Mas sim, é a melhor escolha quando você quer preparar doces caseiros, já que a estévia é um dos poucos adoçantes sem calorias que suporta calor.

3. Aspartame. Sua notoriedade fez dele um dos piores adoçantes valorizados pelos consumidores. No entanto, de acordo com relatórios da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), seu consumo não é prejudicial à saúde.

4. Sacarina. É um adoçante comum, especialmente usado em bebidas, que é excretado pela urina. Quando ingerida em doses normais também é seguro, e é geralmente mais fácil de encontrar nos supermercados.

5. Açúcar mascavo. Esta é uma variedade de açúcar tradicional que, se for de qualidade feito de cana integral, pode fornecer mais vitaminas e minerais. Ainda assim, gera o mesmo efeito sobre o organismo, e há marcas que usam até mesmo o açúcar refinado tingido com melaço para parecer castanho.



Fonte:: VIX