Postado em quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 às 10:34

Eliminatórias: com Varejão e Leandrinho, Brasil recebe a Colômbia para seguir 100%

Novamente juntos, veteranos embalam o invicto time brasileiro em duelo contra a Colômbia, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), em Goiânia, na caminhada por vaga no Mundial de 2019...


 O carinho entre Leandrinho e Anderson Varejão não é por acaso. Afinal, lá se vão mais de 15 anos de parceria na seleção brasileira, na NBA e até no retorno ao basquete nacional, apesar dos lados opostos - o primeiro defende o Franca e o segundo é reforço do Flamengo. Referências de uma geração, os dois veteranos de 35 anos são os principais destaque do time do Brasil que encara a Colômbia, nesta quinta-feira, em Goiânia, a partir das 19h (de Brasília), em mais uma partida das Eliminatórias Fiba para o Mundial de 2019.


Leandrinho e Varejão são os principais destaques do time brasileiro (Foto: Fabrício Marques)

Fora da primeira janela das Eliminatórias por conta de lesão, Leandrinho vestirá a camisa verde e amarela pela primeira vez desde as Olimpíadas Rio 2016. Já a parceria com Anderson Varejão não ocorria pela seleção desde o Mundial de 2014, na Espanha. Mas nesse período, os dois amigos não deixaram de se encontrar.

- Estivemos juntos no Golden State Warriors, onde o Leandrinho foi muito importante na minha adaptação no time e na cidade. Também nos encontramos recentemente no NBB, cada um de um lado. Agora estamos aí, de volta na seleção, onde jogamos juntos acho que desde 2001. É sempre bom estar com ele novamente, temos uma grande amizade e nos entendemos também dentro de quadra - disse Varejão.

- Muito feliz de estar voltando, estar novamente com esse grupo. Tem jogadores experientes como nós, mas também muitos jovens... Joguei com o Anderson por muitos anos e fico feliz de estar do lado dele novamente. É uma situação normal para nós - completou Leandrinho.

Mescla entre experiência e juventude

Em seu quarto mês de trabalho à frente da seleção brasileira, o treinador croata Aleksandar Petrovic vem promovendo em suas convocações uma mistura entre jogadores veteranos e jovens promessas. Ao lado de nomes como Varejão e Leandrinho, aparecem revelações como o baixinho Yago, do Paulistano, de 18 anos, e o ala Gui Bento, do Pinheiros, de 20. Há ainda uma base com nomes que já acumulam certa experiência com a camisa do Brasil, como o armador Ricardo Fischer, o ala Léo Meindl e o pivô e Rafael Hettsheimer.


Técnico croata Aleksandar Petrovic tem mesclado experiência e juventude no elenco (Foto: André Costa / CBB)


Para manter os 100%

O Brasil vem bem no novo formato das Eliminatórias das Américas para o Mundial de 2019. O time lidera o Grupo B com vitória nos dois primeiros jogos, contra Chile (fora) e Venezuela (em casa). Além da Colômbia, nesta quinta, a seleção volta a jogar no próximo domingo, novamente em Goiânia, contra os chilenos.

Eliminatórias

O Brasil encerra a participação na primeira fase no fim de junho, quando encara novamente Colômbia e Venezuela, ambos fora de casa. É fundamental para as pretensões brasileiras somar o máximo de pontos possíveis nesta primeira fase, já que na segunda etapa, terá pela frente países de maior tradição no basquete das Américas do Norte e Central.

Ao fim, são sete vagas do continente para o Mundial de 2019, que será disputado na China - classificação que ganha peso ainda maior por ser o único caminho para ir em busca das Olimpíadas de Tóquio 2020.

- É muito importante ganharmos todos os jogos desse grupo. Temos que fazer nossa parte em casa e um jogo fundamental será contra a Venezuela, fora, em junho. Temos que terminar em primeiro e levar o máximo de pontos para a próxima fase, onde devemos ter jogos mais complicados - disse Petrovic.

Brasil lidera em passes e aproveitamento

Além de ser uma das cinco seleções invictas nas Eliminatórias das Américas, ao lado de Argentina (Grupo A), Uruguai (Grupo A), Estados Unidos (Grupo C) e República Dominicana (Grupo D), o Brasil ainda lidera as estatísticas em dois fundamentos. É o time com melhor média de assistências por jogo (20,5) e também tem o melhor aproveitamento de quadra (51,4%).

O cestinha do Brasil até o momento na competição é Anderson Varejão, com 13,5 pontos por partida.


Anderson Varejão é o cestinha do Brasil nas Eliminatórias, com 13,5 pontos por jogo (Foto: Thierry Gozzer)


Yago titular; Benite é dúvida


O técnico Petrovic preferiu não antecipar o time titular do Brasil, mas confirmou que o jovem Yago terá mais uma chance na armação. Leandrinho e Varejão também devem ser peças garantidas no quinteto inicial, deixando Lucas Dias, Léo Meindl, Rafa Mineiro e Rafael Hettsheimer na briga por outras duas vagas.

O armador Benite, que foi titular nas duas primeiras partidas das Eliminatórias, sofre com problema nas costas e dificilmente terá condições de enfrentar a Colômbia.

Colômbia em busca de recuperação

Enquanto o Brasil chega invicto para o confronto, a Colômbia ainda não sabe o que é vencer nas Eliminatórias. Com problemas para conseguir liberação de alguns jogadores importantes que atuam na Europa, o time foi derrotado nos dois primeiros jogos por Chile e Venezuela e precisa de uma vitória contra o Brasil para não se complicar de vez na chave.

Tabela de jogos do Grupo B

24/11/2017
Chile 73 x 86 Brasil
Venezuela 85 x 71 Colômbia

27/11/2017
Brasil 72 x 60 Venezuela
Colômbia 69 x 74 Chile

22/02/2018
19h - Brasil x Colômbia (Goiânia)
21h15 - Venezuela x Chile (Barquisimeto)

25/02/2018
20h - Brasil x Chile (Goiânia)
22h15 - Colômbia x Venezuela (Medellin)

29/06/2018
Venezuela x Brasil (Local e horário a definir)
Chile x Colômbia (Local e horário a definir)

02/07/2018
Colômbia x Brasil (Local e horário a definir)
Chile x Venezuela (Local e horário a definir)


Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo