Postado em sábado, 10 de fevereiro de 2018 às 13:01

Escorpiões no centro de Alfenas assustam moradores

 Alessandro Emergente

O aparecimento de escorpiões, próximo a Prefeitura de Alfenas, tem assustado comerciantes e moradores. A reclamação foi levada a Ouvidoria Municipal e ao plenário da Câmara Municipal na sessão legislativa do último dia 5.

Os escorpiões apareceram em um trecho da rua Marcial Júnior, próximo à Praça Fausto Monteiro, localizada ao lado da Prefeitura e da unidade de atendimento da Copasa. De acordo com relatos ouvidos pela reportagem, já foram encontrados 15 escorpiões.

 

A suspeita que os escorpiões estejam saindo de bueiros no centro da cidade (Fotos: Reprodução/Whatsapp)


A suspeita é que os escorpiões estejam saindo dos bueiros e, por isso, foi solicitado a limpeza. A Ouvidoria Geral do Município informou que a reclamação foi protocolada no setor na semana passada e já foi encaminhada a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela limpeza pública.

Lixo

Um outro problema no centro também chamou a atenção nos últimos dias. A vereadora Kátia Goyatá (PDT), que exibiu em plenário fotos dos escorpiões capturados, também questionou a demora no recolhimento do lixo depositado nas lixeiras que ficam na Praça Getúlio Vargas.

 

 

O lixo acumulado nas lixeiras na Praça Getúlio Vargas (Fotos: Reprodução/Whatsapp) 


Várias fotos de lixeiras cheias de lixo foram exibidas durante a sessão legislativa do último dia 5. Segundo a parlamentar, o problema foi registrado no final de semana passado, sendo que as lixeiras permaneceram cheias durante todo final de semana.

A reclamação é para que haja coleta diária do lixo, evitando o acúmulo excessivo nas lixeiras. Durante a semana novas reclamações sobre o acúmulo nas lixeiras foram registradas em grupos de whatsapp.

Em resposta

A reportagem ouviu, por telefone, o secretário municipal Ivair Morais (Meio Ambiente e Limpeza Pública) na tarde da última quinta-feira. Segundo ele, as coletas são feitas diariamente, mas aos domingos ocorre a folga dos trabalhadores do setor de limpeza.

Morais acredita que o problema pode ter ocorrido devido a essa folga no domingo, mas afirmou que a coleta tem sido regular, de segunda a sábado. Disse ainda que, em situações de eventos festivos como o carnaval, a Secretaria de Meio Ambiente planeja um sistema de coleta intensificado para atender a demanda diferenciada.

Já em relação aos escorpiões, o secretário afirmou que desconhecia o problema, mas que a partir da informação levada pela reportagem, iria adotar as medidas para evitar o aparecimento de novos escorpiões. Segundo ele, duas medidas poderão ser adotadas: a limpeza dos bueiros e até a aplicação de venenos específicos nos locais.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.