Postado em segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018 às 10:41

Uma característica cerebral explica por que adolescentes amam tomar decisões erradas

Falta de limites, má influência da mídia e amizades equivocadas são normalmente consideradas as principais culpadas pelo mau comportamento de adolescentes e explicariam...


 Falta de limites, má influência da mídia e amizades equivocadas são normalmente consideradas as principais culpadas pelo mau comportamento de adolescentes e explicariam, em parte, por que eles costumam tomar decisões erradas na vida.

Mas a ciência conseguiu demonstrar que, além de fatores sociais e questões hormonais, diferenças no cérebro dos mais jovens também desempenham significativo papel nas atitudes mais impulsivas, irracionais e até mesmo perigosas típicas da adolescência.

Ciência acha diferenças no cérebro de adolescentes

 



Segundo um artigo publicado pelo American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, diversos estudos científicos têm demonstrado que o cérebro continua a amadurecer e a se desenvolver durante a infância e adolescência, assim como no início da idade adulta.

Pesquisadores identificaram que a amígdala, região do cérebro responsável por reações imediatas, incluindo medo e comportamento agressivo, se desenvolve precocemente, mas que o córtex frontal, que nos ajuda a pensar antes de agir, só amadurece mais tarde e tem seu desenvolvimento concluído apenas na vida adulta.


Com base na constatação é possível compreender por que adolescentes são mais propensos a agir por impulso, provocar acidentes, se envolver em brigas e adotar comportamentos de risco. Além disso, teriam menor propensão a fazer pausas para refletir sobre as consequências de seus atos.


Fonte: Vix