Postado em quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 às 10:10

Prefeitura cria Centro de Referência de Atendimento às Mulheres

O decreto municipal (n˚ 2.028), que cria o CRM, foi assinado no último domingo pelo prefeito de Alfenas.


Da Redação

Alfenas passará a contar, em breve, com o CRM (Centro de Referência e Atendimento às Mulheres). O decreto municipal (n˚ 2.028), que cria o CRM, foi assinado no último domingo pelo prefeito Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) em uma solenidade no Teatro Municipal.

O início da atuação do Centro de Referência das Mulheres está previsto para 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A medida integra a rede de proteção que envolve diversos órgãos, tanto do Município quanto do Estado, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, além do Judiciário. Na semana passada, a PM lançou uma patrulha específica para combater a violência contra a mulher.

A criação do Centro de Referência das Mulheres está inserida no programa de Políticas Públicas para as Mulheres, Promoção da Autonomia e Enfrentamento à Violência, do Governo Federal, iniciado em 2016. A realização das ações do CRM é da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais (SEDPAC), por meio da Subsecretaria de Igualdade Racial e da Subsecretaria das Mulheres.

Atendimento especializado

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Alfenas, o compromisso da administração municipal é valorizar o atendimento especializado à mulher em Alfenas. Essa é uma das ações previstas no Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

O prefeito de Alfenas assinou o decreto de criação do CRM no Teatro Municipal (Foto: Ascom/Prefeitura)


Vinculado a Coordenadoria Municipal dos Direitos e Defesa da Mulher, o CRM atenderá mulheres que são vítimas de violência. O objetivo é prestar um atendimento multiprofissional. “Será um instrumento de combate à violência doméstica e de acolhimento da mulher vítima de agressão”, explica o prefeito.

No CRM estarão integrados vários órgãos de apoio à mulher vítima de violência. No local será feita a acolhida, acompanhamento psicossocial e orientação jurídica. A equipe técnica será composta por psicólogas, assistentes sociais, advogadas, educadores sociais, administrativos e serviços gerais.

A inauguração do CRM está prevista para o dia 8 de março de 2018, em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”. O espaço está interligado ao CREAS, que fica na rua Tiradentes, 1.074, no centro de Alfenas. O Centro funcionará nos dias úteis de 8 às 17 horas, dispondo do suporte de plantão social.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo