Postado em domingo, 28 de janeiro de 2018 às 13:01

Canal para cafeicultor chega a mais de 1,6 mil seguidores

Levar dicas e informações aos produtores do setor cafeeiro. Essa é a missão do programa “Papo de Cafeicultores”.


Alessandro Emergente

Levar dicas e informações aos produtores do setor cafeeiro. Essa é a missão do programa “Papo de Cafeicultores”, um canal especializado no Youtube, que tem atraído cada vez mais a atenção do setor. Já são mais de 1,6 mil inscritos no canal após pouco mais de 30 vídeos produzidos.

Apresentado pelo engenheiro agrônomo Guy Carvalho, as produções duram, em média, sete minutos. O programa costuma percorrer “fazendas modelos” da região, colhendo dicas e sugestões para que o produtor atinja o tão desejado café especial, elevando o valor de mercado do produto.

A proposta é acompanhar as sazonalidades do ano, explica o jornalista Leonardo Miranda, produtor e editor do canal. Desde o plantio, passando pelo manejo e até chegar a comercialização, nada escapa das pautas que procuram focalizar os temas num tom didático.

Os bastidores das gravações do programa "Papo de Cafeicultores" (Fotos: Divulgação)


A ideia de produzir vídeos direcionados a cafeicultores partiu de uma conversa entre Carvalho e Miranda, que perceberam a necessidade dos produtores rurais da região. Desde então já foram mais de 30 vídeos em cerca de 1 ano, com a intensificação das produções nos últimos meses.

O projeto deslanchou e as produções já alcançaram mais de 130 mil visualizações, número considerado expressivo se considerar que é direcionado para um público específico, comenta o jornalista. “Esses números crescem a cada novo episódio”, comemora.

Os vídeos já ultrapassaram a marca de 130 mil visualizações (Foto: Reprodução/Youtube)


A sustentabilidade econômica do projeto tem sido alcançada por meio de apoio cultural de empresas como a Basf, Yara, Grão de Ouro, Super Safra, Multifertilizantes, Penagros entre outras de nível regional e nacional.

“Como estamos na maior região produtora do país, nenhum local do mundo poderia acolher melhor a proposta do nosso canal. Estou muito animado com essa nova possibilidade de compartilhar meus conhecimentos”, afirma Carvalho, que também é consultor em cafés especiais e possui MBA em gestão em agronegócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Guy Carvalho durante uma das entrevistas (Foto: Reprodução/Gerais Vídeo)


A popularidade entre os produtores rurais da região tem surpreendido Carvalho positivamente. “Às vezes alguns cafeicultores vêm falar comigo como se já nos conhecêssemos. Eu preciso me acostumar com a ideia de que cada vez mais interessados por cafeicultura estão me conhecendo por meio dos vídeos. É muito gratificante”, comenta.

O jornalista Leonardo Miranda durante as gravações do programa (Foto: Divulgação)


A produtora Gerais Vídeos, responsável pela produção do “Papo de Cafeicultores”, já tem mirado outros segmentos de público. Recentemente lançou outros três canais, alguns deles como programa piloto. São eles: Papo de Empresário, Exercite-se Bem e Estilo Modas. Confira abaixo o mais recente programa exibido pelo canal "Papo de Cafeicultores".

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.