Postado em quarta-feira, 17 de janeiro de 2018 às 10:10

Levantamento da Prefeitura aponta 50 casas destelhadas

O balanço parcial aponta aproximadamente 50 casas destelhadas no bairro Santa Clara.


Da Redação

Um balanço parcial, divulgado pela Prefeitura de Alfenas, aponta de aproximadamente 50 casas destelhadas no bairro Santa Clara. No final da tarde deste domingo e início da noite, fortes rajadas de vento, acompanhadas por um temporal causaram estragos em várias casas de diversos bairros de Alfenas.

As chuvas com maior intensidade atingiram os bairros Santa Clara, Pinheirinho, Recreio Vale do Sol, São Paulo, Novo Horizonte e Aparecida, e causaram prejuízos aos moradores da região e seu entorno.

O vendaval, que iniciou junto com a chuva na tarde de domingo, destelhou casas, e provocou queda de grandes árvores pela cidade. Nos bairros Aparecida, Santa Rita, Jardim da Colina, Centro e na rua João Paulino Damasceno, ficaram todos sem energia por algum tempo. A força do vento arrancou diversos galhos de árvores e muitos deles caíram sobre a fiação elétrica, deixando diversos pontos da cidade sem luz.

No Jardim da Colina, uma árvore atingiu os fios da rede elétrica (Foto enviada à redação por email) 


As chuvas provocaram danos suficientes para deixar casas destelhadas e órgãos públicos como creches, escolas, além do PSF do bairro Pinheirinho. Na igreja do bairro, grande parte do telhado foi descoberto, com árvores caídas por todos os lados, e também queda de uma árvore centenária na pracinha da Igreja Aparecida.

No Jardim da Colina, a força do vento ainda arrancou diversos galhos, além de queda de árvores, e muitos deles, caíram sobre a fiação elétrica, deixando alguns pontos da cidade sem luz, mobilizando a Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais), Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal.

Intervenção

De acordo com o balanço parcial da Secretaria Municipal de Defesa Social, cerca de 4 famílias, num total de 10 pessoas, estão sendo assistidas pelo município em um hotel da cidade, e aproximadamente 50 casas, foram destelhadas, no corredor do Santa Clara. A Secretaria informa ainda que, toda a equipe está em campo fazendo um levantamento de danos causados aos moradores.

No domingo, logo após o temporal, o prefeito de Alfenas Luiz Antônio da Silva (Luizinho/PT) esteve em algumas residências e locais atingidos e chegou a gravar um vídeo no qual aborda o problema e anuncia medidas.

Nos trabalhos de recuperação foram mobilizadas as equipes das Secretarias de Governo, Obras, Habitação, Defesa Social, Meio Ambiente, Saúde e Ação Social para as medidas de emergência, além de socorrer famílias que tiveram suas casas destelhadas pela chuva. Os serviços de Programa de Ação Social foram executados pela Secretaria Municipal de Habitação, prestando assistência às famílias.

Os trabalhos de recuperação das casas foi iniciado na segunda-feira (Foto: Ascom/Prefeitura)


Segundo a Secretaria de Ação Social a prefeitura iniciou os trabalhos de recuperação das casas, prestando socorro às famílias e ainda foi disponibilizado assistentes sociais para acompanhar todas as pessoas que permaneceram em suas residências.

As intervenções foram iniciadas no Pinheirinho com a retirada da torre de transmissão da rádio local, a Rádio Pinheirinho, que caiu sobre uma casa. Segundo o coordenador da Secretaria de Defesa Social, Marcelo Lopes, os principais danos causados foram destelhamentos e quedas de árvores sobre residências e nenhuma ocorrência com dano físico foi registrada.

Árvore caída em frente à Igreja da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Foto enviada por Whatsapp)


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil informou que está fazendo todo o levantamento dos estragos e será encaminhado para a Secretaria Municipal de Habitação e inserido dados sobre o evento adverso no Portal S2ID (Sistema Integrado de Informações de Desastres), vinculado ao Ministério da Integração Nacional.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a situação foi normalizada ainda no final da tarde de domingo, com o término da chuva, logo após a Prefeitura iniciar os trabalhos de recuperação nos locais e socorrer várias famílias com casas descobertas pelo vendaval, prosseguindo as intervenções durante a semana.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo