Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2018 às 10:21

Tempo chuvoso beneficia plantações de café em Minas Gerais

Nos primeiros dez dias de 2018 choveu cerca de 110 milímetros na região de Varginha, onde os pés de café estão bonitos, cheios de grãos. Resultado da chuva, que tem vindo na hora certa...


 Para o café do sul de Minas, a chuva veio na hora... E na dose certa. Há muito tempo, o cafeicultor não via um começo de ano tão chuvoso como agora. Nos primeiros dez dias de 2018 choveu cerca de 110 milímetros na região de Varginha. Um volume que serviu para encher a terra de água e deixar a lavoura com os pés de café bonitos, cheios de grãos.

Segundo a Fundação Procafé, em novembro, choveu 42 milímetros no município. Em dezembro, período de adubação, foram 270 milímetros.

Esse volume de chuva foi importante para deixar o solo úmido, com reservas ao longo de toda a raiz, ajudando na absorção de nutrientes. Mas daqui para frente, a torcida é para que o clima continue assim, com chuvas constantes, apra garantir que esses grãos que estão nos pés, tenham um bom enchimento.

"Ela tá garantindo a produção agora de 2018 e crescendo para a produção de 2019”, diz Rodrigo Naves - engenheiro agrônomo da Fundação Procafé.

 



Fonte: Globo Rural