Postado em terça-feira, 9 de janeiro de 2018 às 09:26

Você tem o que escrever no currículo para primeiro emprego!

No entanto, se você tiver um pouco de calma e conseguir pensar, vai acabar descobrindo informações muito interessantes para chamar a atenção do recrutador e mostrar um pouco do seu potencial...


 Mesmo que você não tenha experiência profissional o que você fez até agora pode mostrar seu potencial

Escrever o currículo para primeiro emprego é o primeiro passo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Ok, a tarefa não é simples e é bem possível que você passe algumas horas de pânico olhando para a tela em branco e pensando que, sem experiência, você não tem conteúdo para preencher os principais campos do documento. No entanto, se você tiver um pouco de calma e conseguir pensar, vai acabar descobrindo informações muito interessantes para chamar a atenção do recrutador e mostrar um pouco do seu potencial. Vamos fazer isso juntos?

O que escrever no currículo para primeiro emprego


Campos obrigatórios

O primeiro currículo começa como qualquer currículo: com informações pessoais (nome, nacionalidade, estado civil e idade), endereço e formas de contato (telefone e email).

No campo objetivo, como sua carreira está apenas começando, você pode indicar apenas sua área de interesse. Por exemplo, “estágio na área financeira” ou apenas “área financeira”.

Em seguida, descreva sua formação acadêmica, idiomas e outros cursos relevantes que tenha feito.

A partir de então, para preencher o campo “informações adicionais” ou “outras informações”, você precisa resgatar da memória tudo o que pode diferenciar o currículo do currículo dos concorrentes. Vamos lá.

Você se destacou em alguma matéria na faculdade?

Se você se saiu muito bem em algum assunto, pode relatar esse feito no currículo. A dica é especialmente válida se você estiver se candidatando a uma vaga relacionada a essa matéria. De forma objetiva – evitando adjetivos – você pode demonstrar que tem habilidade e gosta do assunto.

Você cursou disciplinas optativas que podem ser relevantes para a vaga que está disputando?

Se você cursou alguma disciplina que não está diretamente ligada ao seu curso, mas pode ser relevante para conquistar a vaga que você está querendo, esta é a hora de falar sobre ela. Demonstre que você buscou uma formação mais ampla e que fez isso pensando mesmo em se preparar melhor para o mercado de trabalho.

Você participou de atividades extras, voluntariado?

Se você participou de voluntariado, projetos especiais, teatro, equipe de esportes vale a pena inlcuir isso no currículo para primeiro emprego. Essas atividades indicam que você pode ter desenvolvido algumas competências, como trabalho em equipe, e liderança, por exemplo.

Você trabalhou em empresa júnior ou no centro acadêmico?

Essas informações são extremamente relevantes porque demonstram que você é proativo e já desenvolveu alguma experiência semelhante a um emprego formal, que exige responsabilidade e disciplina. Destaque essas informações sobre empresa júnior, por exemplo, descrevendo quais foram suas atividades, por quanto tempo você realizou o trabalho e o que aprendeu com ele.

Você tinha alguma responsabilidade especial na escola ou na faculdade?

Assumir responsabilidades demonstra comprometimento e mostra que você não tem medo de trabalhar duro. Vale a pena mencionar que você participou de atividades de monitoria, por exemplo, deu aula de reforço para os colegas em algum assunto em que você se destaca ou foi representante de classe. Conte por que você decidiu fazer a atividade ou como foi escolhido para ela e o que você aprendeu com as experiências. Se você foi organizou as finanças para uma festa de formatura, por exemplo, isso demonstra que você sabe lidar com dinheiro, o que pode ser extremamente útil para alguns cargos.

Quais são os seus hobbies?

O que você faz fora da escola ou faculdade mostra muito do tipo de pessoa que você é e das habilidades que tem. Aqui, é importante se afastar de coisas óbvias como “ver tv”. Vale a pena incluir coisas mais inusitadas – cozinhar, escrever, fotografar, por exemplo.

Você ganhou prêmios ou teve alguma conquista especial?

Muitas escolas dão prêmios para uma variedade de realizações diferentes, como a excelência em um assunto específico, atividades extracurriculares etc. Inclua informações sobre prêmios desse tipo, se você tiver algum, detalhando o que você ganhou e o que fez para ser premiado.

Tudo isso faz diferença na seleção de jovens que ainda não têm experiência profissional para relatar. Refrescou a memória? Então, mão à obra! Antes que essas informações se percam novamente, cadastre seu primeiro currículo no VAGAS.com.br e aproveite inúmeras oportunidades de emprego. Se você já tem um cadastro, atualize-o aqui.






Fonte: Vagas Profissões