Postado em domingo, 31 de dezembro de 2017 às 15:03

Alfenas contrata menos em novembro em relação ao ano anterior

Alfenas contratou menos, no mês de novembro, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Caged.


Alessandro Emergente

Alfenas contratou menos, no mês de novembro, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), sistema estatístico mantido pelo Ministério do Trabalho, que divulgou os primeiros números oficiais consolidados após a entrada em vigor da reforma trabalhista.

Apesar do número menor de contratações – foram 553 contra 607 em novembro de 2016 – a relação admissões/demissões permaneceu, relativamente, estável. Em novembro deste ano, a variação foi positiva, com oito novas vagas. Foram 545 demissões no período. Curiosamente, o mesmo número de desligamentos atingidos em novembro do ano passado.

Setores

O comércio, que costuma gerar vagas temporárias no final de ano, contratou menos em novembro se comparado com o mesmo período de 2016. Foram 22 vagas a menos geradas: 155 esse ano e 177 no ano anterior. Os analistas aguardam os dados de dezembro, mês de maior volume de vendas, para uma análise em relação ao setor.

Já no setor de serviços, um dos que mais contribuem para a geração de empregos em Alfenas, houve queda. Na relação admissões/demissões foram 22 vagas a menos. As 177 contratações ficaram abaixo das 186 admissões registradas no ano anterior.

A expectativa dos defensores da reforma trabalhista, defendidas durante a aprovação da nova lei, era de que a nova legislação facilitaria contratações, aumentando a geração de empregos formais. A reforma entrou em vigor no dia 11 de novembro e criou novas formas de contratações como o trabalho intermitente.

No Brasil, novembro fechou com um saldo negativo de 12,3 mil postos de trabalhos a menos. Analistas ouvidos pela Reuters, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, esperavam um saldo positivo de 22 mil vagas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.