Postado em terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 11:13

Mutirão de vacinação antirrábica espera imunizar 600 animais em Varginha, MG

Campanha teve início após morcego ter sido encontrado morto por contaminação pela doença...


 

 

A Prefeitura Municipal de Varginha (MG) iniciou nesta semana o mutirão de vacinação para cães e gatos contra a raiva. O objetivo da ação é combater o risco de contaminação animal e humana do vírus no município. A imunização é aberta apenas aos moradores dos bairros São Lucas e São Joaquim, já que um morcego foi encontrado contaminado pela doença na região no início do mês.

A campanha começou nesta segunda-feira (11) e deve seguir até esta terça-feira (12), mas pode ser prorrogada caso a meta não seja atingida. A secretaria espera vacinar 600 cães e gatos. Voluntários passam pelas casas para vacinar os animais.

Um posto de vacinação também foi aberto na sede do Núcleo de Controle de Zoonozes para quem quiser levar o animal de estimação para ser imunizado.

Segundo Roseane Silva, chefe da Vigilância Epidemiológica na cidade, a vacinação é importante para evitar que a doença se espalhe na cidade. "A importância é a prevenção da raiva em humanos. E para não acometer os cães também. Eles passaram um carro de som avisando que eles iriam vacinar no local. Foi uma das medidas tomadas", conta.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta ainda que a raiva é uma doença grave, letal e sem tratamento eficaz e por isso é necessária a prevenção.

 

 

 

Fonte: G1 SUL DE MINAS