De olho no futuro, café quebra barreiras e chega a novos mercados
Empresários do Sul de Minas encontraram em um novo momento do mercado do café uma oportunidade de ampliar os negócios. De olho no futuro, a produção cafeeira se expandiu também para a criação de produtos derivados do grão que não estejam relacionados à alimentação, atingindo mercados como o de cosméticos e bijuterias.
E é justamente esse mercado de cosméticos que vem se destacando, com produtos como sabonetes, cremes hidratantes e até mesmo perfumes. Em Três Pontas (MG), a farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela fundou uma franquia de cosméticos feitos à base de café e vem ganhando cada vez mais espaço no setor.
Fundada há dez anos, a empresa contava inicialmente com apenas sete produtos comercializados. Hoje os negócios expandiram e chegam a alcançar 18 estados brasileiros, com quase 300 pontos de venda em todo país. Só o número de produtos comercializados subiu para 100 e a loja conta até mesmo com uma página de vendas pela internet.
Vanessa conta que a ideia do projeto surgiu com a intenção de produzir cosméticos que pudessem ser uma opção diferenciada dentre as opções que o consumidor já encontra no mercado de beleza.
“Sempre fui apaixonada por cosméticos. E como vivo na maior região produtora de café do mundo, ao montar o plano de negócios da minha empresa, surgiu a ideia: por que não fazer uma pesquisa para saber se esse grão teria algum benefício para a nossa pele?”, conta.
Dentre ganhos e perdas, ela atribui o sucesso do seu empreendimento ao fato de apostar em uma área que é tendência no setor. “A gente tem o ônus e o bônus quando você tem uma proposta totalmente inovadora. Você tem o ônus de desbravar o mercado, mas tem o bônus, porque as pessoas realmente ficam curiosas para saber como é isso. Como será o café na cosmética?”, diz.
Hoje a empresa emprega 20 funcionários diretos e gera mais de 100 empregos indiretos. Alé,m disso, atualmente a empresa conta com três lojas próprias e outras três devem ser inauguradas no ano que vem.
Café como acessório
Já em Guaranésia (MG), o grão surge como base para a criação de acessórios. A princípio, materiais que seriam descartados passaram a ser reutilizados pela ecodesigner Loli Colpa, que enxergou no café a oportunidade de criar seus artesanatos.
“A ideia de usar grãos nas criações veio do fato de eu ter o ateliê nas montanhas cafeeiras, onde o café é o astro maior”, afirma
Suas obras são feitas de itens descartáveis, como o papel das caixas dos filtros, que recebem um toque especial com pequenos grãos de café. A partir daí, ela consegue produzir peças únicas.
“Um resíduo que está em abundância hoje em dia são as cápsulas de café, que são de alumínio e têm cores muito bonitas”, explica a artista.
Além do reaproveitamento, a artista ressalta que seu trabalho, conhecido como "ecodesign", tem importante papel na preservação do meio ambiente.
“O ecodesign também tem a característica de criar produtos com máxima utilidade, além de que sempre aproveitamos as deixas para falarmos sobre consciência ambiental”, ressalta.
Na Região
23/04/2018 09:09:08
21/04/2018 08:08:00
20/04/2018 08:08:06
23/04/2016
Alfenas será sede da 2ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Judô no Dia do Trabalhador23/04/2015
Em 2˚ turno, vereadores aprovam Destacamento de Trânsito da GM23/04/2014
Seleção de Alfenas vence em jogo apertado e se classifica para 2ª fase como líder do grupo23/04/2013
Comandante do Corpo de Bombeiros sugere mudança na legislação23/04/2012
Emprego cresce no 1º trimestre, mas é o menor em 3 anos23/04/2011
Mulher tem notebook roubado ao usar o aparelho na calçada23/04/2010
Policia Militar recupera duas camionetes furtadas; ladrão foge23/04/2009
Ex-atriz da rede Globo estará em Alfenas neste sábado23/04/2008
Três projetos de lei são aprovados nesta terçaCerimônia marca conclusão de curso para uso de armas de fogo por GMs | 21/04/2018 10:59:44 |
TW51 diz: Mais molação e dores de cabeça e muita pagação de mico.... |
O que são direitos humanos e por que há quem acredite que seu propósito é a defesa de ´bandidos´?
Mas afinal, o que são direitos humanos? Defender os direitos humanos é defender bandidos? E há razões para o conceito ser comumente relacionado a determinados grupos políticos?
![]() YOGA
|
Yoga, o despertar interior |
Diva Paiva |
![]() Judiciário
|
Prisão automática após decisão judicial de 2° grau |
Daniel Murad Ramos |
![]() Política
|
Intervenção Federal (Militar) no Rio de Janeiro |
Daniel Murad Ramos |