Postado em quinta-feira, 16 de novembro de 2017 às 11:11

Destaques da ciência e educação no Brasil são retratados por grafite em universidade de MG

Obra tem o objetivo de chamar atenção de estudantes e professores que passam em frente a muro na Universidade Federal de Itajubá.


Muro na Universidade Federal de Itajubá retrata 11 personalidades que marcaram a história da ciência e da tecnologia no Brasil (Foto: Diego Dais / Divulgação)

Dois artistas plásticos mudaram o visual de um dos muros da Universidade Federal de Itajubá (MG). Com um painel feito em grafite, eles retrataram onze personalidades que marcaram a história da ciência e da educação no Brasil.

O painel foi feito pelos artistas plásticos Diego Dais e Letícia Floriano, que ganharam um concurso de arte urbana feito pela universidade. A dupla levou um mês para preparar os moldes e duas semanas para aplicar o grafite.

“A técnica que usamos foi o Stencil, que é uma forma de grafite feita com moldes. Uma das mais antigas praticadas aqui no Brasil”, explica Diego.

A obra retrata personalidades que vão do teórico Paulo Freire ao inventor Santos Dumont, passando pela médica psiquiatra Nise da Silveira e pelo imunologista Vital Brazil. Segundo a dupla, o principal objetivo é inspirar os estudantes e professores que chegam na instituição e que passam em frente ao muro.


Cada uma das obras contam com um QR Code que explicam um pouco mais sobre as personalidades (Foto: Diego Dais / Divulgação)

Ainda segundo o artista plástico, a proposta foi pensar em algo que se adequasse à história também da tecnologia.

“A princípio seria algo que abrangesse o mundo, mas depois passamos para figuras nacionais e locais. Então em conjunto com o reitor [Prof. Dr. Dagoberto Alves de Almeida] e a Flávia [Fernanda Carvalho da Motta, diretora de Cultura e Extensão Social da Unifei] buscamos nomes, às vezes reconhecidos e às vezes desconhecidos que tivesse relação com o pensamento e com a Unifei. Então colocamos desde Santos Dumont até a primeira engenheira da Unifei”, explica.


Cada obra apresenta ainda um QR Code, que é um código de processamento eletrônico em que os visitantes podem ver pelo celular as informações sobre as personalidades representadas no painel. Além dos nomes já citados, também estão no painel o barão Visconde de Mauá, Richard Bran, Milton Santos, Maria Luiza Soares, Carmen Portinho, Johanna Dobreiner e Landell de Moura.

"A gente queria fazer um painel em que as pessoas soubessem quem são as pessoas que estão no muro, para elas conhecerem um pouco mais da história", conclui Letícia.

 

Fonte: G1 Sul de Minas



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo