Postado em sexta-feira, 10 de novembro de 2017 às 08:49

Colocar folha de alumínio na antena do roteador melhora sinal do Wi-Fi, diz estudo

Se você teve uma televisão com antena, certamente aprendeu esse macete: colocar um pedaço de palha de aço na ponta automaticamente melhorava a qualidade da imagem. Os tempos são outros, mas a técnica de usar um objeto caseiro feito de material refletor para melhorar o sinal funciona também para Wi-Fi, é o que garante o estudo da Universidade de Dartmouth, nos EUA, e de outras instituições norte-americanas.

Alumínio no roteador: como funciona?

O grupo de cientistas foi inspirado por diversos relatos de que latinhas de alumínio poderiam melhorar o alcance e a potência do sinal de internet. A equipe então instalou folhas de alumínio em diferentes contextos e potências de Wi-Fi e constatou que o resultado é real tanto para anular o sinal (eficiência de 63,3%) quanto para direcionar o sinal (eficácia de 55,1%).

A partir desta descoberta, eles desenvolveram um sistema eficiente e barato para melhorar a qualidade do Wi-Fi doméstico.

Trata-se do WiPrint, que é uma tecnologia na qual você informa um software quais necessidades seu Wi-Fi precisa, por exemplo, ser direcionado para um quarto e ser cancelado no quintal.

Então, o programa irá enviar a informação para uma impressora 3D e ela produzirá uma peça com o formato preciso para tal função (bloqueia o sinal para o quintal e intensifica no quarto, por exemplo). Em seguida, basta cobrir a peça com folhas simples de alumínio, que é refletor do sinal, e eles, garantem, estará muito melhor.



Em alguns casos, o design é bem simples: quase o mesmo que envolver as antenas com uma folha de papel alumínio sobre um papel mais duro, como cartolina.

Não há previsão ainda para que o WiPrint esteja disponível para o consumidor comum. Enquanto isso, você pode simplesmente testar o uso de pedaços de papelão cobertas de lâmina de alumínio - bem improvisado, assim como as antenas.

 

 

Fonte:VIX

















Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos