Postado em quinta-feira, 26 de outubro de 2017 às 08:15

Programa de Certificação atesta a sustentabilidade da produção dos cafés mineiros.

Implantar boas práticas de produção nas propriedades cafeeiras de Minas Gerais, de modo a aumentar a visibilidade e a competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional, é o objetivo do Certifica Minas Café. O programa disponibiliza aos cafeicultores a possibilidade de realizar a certificação da propriedade, a baixo custo, atestando que aquela produção se deu de maneira sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental.

Ao todo, no Estado, já são 1.300 propriedades certificadas e a ideia é expandir o modelo para outras atividades, como por exemplo, a produção de frutas, queijos e cachaça. “Considerando a tendência do mercado mundial de exigir tanto a qualidade dos grãos quanto a do processo produtivo, o Certifica Minas Café torna-se uma ferramenta de relevante apoio ao setor cafeeiro e referência para outros estados”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Pedro Leitão.

O programa prima pela melhoria e pela modernização da gestão da propriedade, tornando-a mais rentável, ao mesmo tempo em que agrega valor ao café produzido no Estado. “E para o consumidor, garante a certeza de que vai adquirir um produto de primeira linha, além de ser ambientalmente correto”, ressalta Pedro Leitão. A certificação transcorre em diversas etapas e inclui um conjunto de ações e procedimentos específicos para a adequação da propriedade, com orientação da Emater-MG e posterior auditoria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Entre as ações importantes para a adquirir a certificação estão o correto manejo da lavoura, com aquisição de mudas de boa procedência, capina, controle de pragas, doenças, nutrição das plantas e podas. Na propriedade, o armazenamento do café, que necessita ser feito em temperatura e umidade adequadas, diminuindo, assim, o risco de perdas.

Sobre a Semana Internacional do Café.

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora, Sebrae, Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa) e Codemig. Reunirá de 25 a 27 de outubro de 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

Serviço
Semana Internacional do Café 2017
Data: 25 a 27 de outubro
Local: Expominas – Belo Horizonte (MG)
Inscrições e informações no site www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

Fonte: cccmg

















Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos