Postado em segunda-feira, 18 de setembro de 2017 às 08:43

Análise: Cruzeiro mantém G-6 no Brasileiro e série invicta antes da final da Copa do BR

Time cruzeirense não perde há oito jogos e administra bem o Brasileiro e a decisão contra o Flamengo; Mano vê equipe confiante e quer "aproveitar o momento"


Você se lembra da última derrota do Cruzeiro, durante os 90 minutos, nesta temporada? Foi há exatamente um mês e dois dias, em 16 de agosto, quando a equipe mineira foi superada pelo Grêmio, por 1 a 0, em Porto Alegre, no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. De lá para cá, foram oito jogos, com cinco vitórias e três empates. Neste período, a equipe de Mano Menezes acumulou pontos no Campeonato Brasileiro, chegou ao G-6 e se mantém na zona de classificação para a Libertadores de 2018. Além disso, está na final da Copa do Brasil, em que empatou o jogo de ida com o Flamengo em 1 a 1, no Maracanã, e vai decidir o título em casa, no Mineirão, precisando de uma vitória simples.

O único "ponto fora da curva" nesses oito jogos foi a eliminação na Primeira Liga, para o Londrina, após empate em 2 a 2 no tempo normal e derrota nos pênaltis. Porém, a queda na competição não foi tão lamentada pelos cruzeirenses, visto que a prioridade do momento é a conquista da Copa do Brasil, tendo a manutenção do G-6 no Brasileirão como uma espécie de plano B para chegar à Libertadores caso o time não consiga o título do torneio mata-mata no dia 27.

O bom rendimento no Campeonato Brasileiro - o Cruzeiro não perde na competição há quatro jogos (venceu Sport, Chapecoense e Bahia; e empatou com o Santos) - dá ao time a confiança que os jogadores precisam nas vésperas de uma final.

- O Cruzeiro tem uma confiança de que sempre está próximo de alcançar seu objetivo, com dificuldade ou não - destacou o técnico Mano Menezes na entrevista coletiva após o triunfo sobre o Bahia.

É este embalo na temporada que move o Cruzeiro e deixa os torcedores confiantes na conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil na semana que vem. Além disso, "aproveitar o momento" passa a ser uma frase bastante usada pelo técnico Mano Menezes, que sabe que sua equipe chega para a decisão em boa fase, o que pode ser determinante e favorável contra o Flamengo.

- Tem que aproveitar o momento. Eu falo isso para os jogadores usando exemplo de outras equipes. Às vezes, você não quer jogar o Brasileiro, depois, quando você quer jogar, o futebol não quer. Não tem um botão para ligar e desligar, tem de aproveitar o momento. Não estamos mirando o Corinthians, porque ficou distante. Mas temos um exemplo do Grêmio. Ele tinha uma vantagem de 12 pontos para o Cruzeiro. Hoje está em seis. Nosso segundo turno é um segundo turno de Cruzeiro. Estamos crescendo - afirmou o treinador.

Antes da final da Copa do Brasil, o Cruzeiro volta a entrar em campo pelo Brasileiro. No domingo, vai até Goiânia enfrentar o Atlético-GO, às 16h (de Brasília), pela 25ª rodada. O Dragão ocupa a lanterna da competição e, apesar de vir de vitória fora de casa sobre a Ponte Preta, por 3 a 1, há uma boa chance de a Raposa colher mais três pontos e, quem sabe, mais do que se manter no G-6, ainda brigar para entrar no G-4, que reúne os times que vão diretamente para a fase de grupos da Libertadores.

Para o jogo diante do Atlético-GO, três dias antes da grande final, Mano Menezes adiantou que vai poupar alguns titulares - o zagueiro Léo e os meias Robinho e Thiago Neves estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo - e poderá colocar em campo jogadores que hoje correm por fora para estar na decisão da Copa do Brasil, como o volante Romero (que é opção para a lateral direita, e que espera se livrar de dores no tornozelo direito) e o meia uruguai Arrascaeta (que voltou recentemente de contusão, saiu do banco de reservas e deu ao Cruzeiro o empate contra o Flamengo no Maracanã).

Confira a sequência de oito jogos sem derrota do Cruzeiro (*)

20/8 - Cruzeiro 2 x 0 Sport - Brasileiro
23/8 - Cruzeiro 1 x 0 Grêmio - Copa do Brasil (3x2 nos pênaltis e ida à final)
27/8 - Cruzeiro 1 x 1 Santos - Brasileiro
30/8 - Cruzeiro 2 x 0 Grêmio - Primeira Liga (classificação para a semifinal)
3/9 - Londrina 2 x 2 Cruzeiro - Primeira Liga (3x1 nos pênaltis e queda)
7/9 - Flamengo 1 x 1 Cruzeiro - Copa do Brasil (jogo de ida da final)
10/9 - Chapecoense 1 x 2 Cruzeiro - Brasileiro
17/9 - Cruzeiro 1 x 0 Bahia - Brasileiro

*durante os 90 minutos

 

 

Fonte: Globo Esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo