Postado em quarta-feira, 16 de agosto de 2017 às 10:37

Careca e camisa 6: Atlético-MG acha solução para o ´pesadelo´ dos pênaltis

Fábio Santos mostra segurança, marca dois gols em duas tentativas e se transforma em cobrador oficial do Galo, que é o time que mais perdeu penalidades no Brasileirão 2017


Em uma cobrança de pênaltis, qual é a probabilidade do gol sair? 70%? 80%? Difícil calcular, mas vamos a números concretos: o Atlético-MG é o time que mais teve penalidades a seu favor no Brasileirão, ao lado de Coritiba, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. Foram seis, mas quatro foram desperdiçadas. Mais da metade. É o time que mais perdeu pênaltis na competição. Fred tentou, perdeu. Robinho arriscou e bateu nas mãos do goleiro. Rafael Moura cobrou e também desperdiçou. Cazares também teve o mesmo destino. Quatro jogadores tentaram, até que o time achou o cobrador ideal: Fábio Santos. Lateral esquerdo, experiente, foi cobrador de pênaltis durante algum tempo na passagem pelo Corinthians e tem um bom repertório de cobranças. Contra o Coritiba, por exemplo, na 17ª rodada, chutou forte, alto, no canto esquerdo do goleiro, que até acertou o canto, mas não conseguiu a defesa. Curiosamente, naquele jogo, o Galo teve outro pênalti a favor, mas Cazares bateu e perdeu. Na ocasião, Fábio Santos explicou que a decisão foi conjunta, dos dois atletas, dentro de campo. O tempo passou, e o Galo voltou a ter um pênalti a favor contra o Grêmio, na 19ª rodada. Fábio Santos não estava em campo, já que o time que jogou foi o reserva. Robinho bateu e desperdiçou. A nova chance na marca da cal foi na rodada seguinte, a 20ª, contra o Flamengo, no Independência. Até pelo desempenho dos outros atletas, não houve dúvida: a bola era de Fábio Santos. Com frieza, ele cobrou no canto direito do goleiro, rasteiro, deslocando Diego Alves, um dos maiores pegadores de pênaltis do mundo, e marcando o segundo gol com a camisa atleticana

- Bom que o pessoal tem passado confiança. Tenho treinado muito pênalti. E a confiança que a comissão técnica e os jogadores depositam é grande. Nesse momento é confiança e treinamento. Graças a Deus, depois de vários pênaltis perdidos, a gente pôde comemorar o gol e a vitória, que foi importantíssima.

Pelo retrospecto do lateral - e também dos outros jogadores -, não há dúvida: se houver novas oportunidades de pênalti, a bola é dele.
Hora de chamar a responsa

Além de referência nas cobranças de pênalti, Fábio Santos é, também, uma das lideranças do elenco do Atlético-MG. Pelo tempo de carreira e por tudo que conquistou, sabe lidar bem com momentos complicados, como o atual que o time está vivendo, após eliminações muito sentidas na Copa do Brasil e Libertadores.

- A gente esperava ganhar um título de expressão esse ano, infelizmente não aconteceu. Nós, jogadores mais experientes, temos que saber assumir essa responsabilidade e dar a volta por cima o mais rápido possível. Tem muito campeonato pela frente.
No momento, o Galo é o 10º colocado do Brasileirão, com 26 pontos. A meta do clube é terminar a competição entre os seis primeiros e garantir vaga na próxima edição da Taça Libertadores. O sexto colocado, agora, é o Atlético-PR, com 29 pontos.

 

 

Fonte: Globo esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo