Postado em quarta-feira, 9 de agosto de 2017

6 picos mais altos de Minas Gerais

Listamos os 6 picos mais altos do estado, que frequentemente recebem visitas dos mineiros e também de quem vem de fora. Seu preparo físico está em dia? Que tal se aventurar em uma destas trilhas? Confira!


Famosa pelo grande número de serras, Minas Gerais está repleta de montanhas que compõem belas paisagens e fazem os turistas suspirarem e também se aventurarem.

Listamos os 6 picos mais altos do estado, que frequentemente recebem visitas dos mineiros e também de quem vem de fora. Seu preparo físico está em dia? Que tal se aventurar em uma destas trilhas? Confira!

1 – Pico da Bandeira – Alto Caparaó

O maior pico da região sudeste, o Pico da Bandeira, possui 2.892 metros, é o terceiro mais alto do país, e está localizado na Serra do Caparaó, dentro do Parque Nacional do Caparaó. O pico está na divisa entre os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. As principais atrações do local ficam por conta da caminhada por área de floresta, do desafio de fazer a trilha, que tem duração média de 8 horas o percurso ida e volta, e também de aproveitar as cachoeiras do entorno. Além disso, apreciar o nascer do sol e a vista da região é recompensador.



2 – Pico da Pedra da Mina – Passa Quatro

Os 2.797 metros do Pico da Pedra da Mina não intimidam os mais aventureiros. O pico integra um conjunto de montanhas da Serra da Mantiqueira e está na travessia da Serra Fina. Um dos acessos para iniciar a trilha é através da Fazenda Serra Fina, no bairro Paiolinho, em Passa Quatro. Além desta rota existem outras duas, uma pela Toca do Lobo, saindo da mesma cidade, e outra por Itamonte, pela Fazenda Engenho da Serra.



3 – Pico das Agulhas Negras – Bocaina de Minas

O Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, é um dos atrativos do Parque Nacional do Itatiaia, que foi o primeiro parque nacional criado no Brasil, em 1937. Os turistas procuram o parque para curtir as cachoeiras, observar aves, e praticar ciclismo e escalada. A trilha até o pico requer certo esforço e preparo físico, são cerca de 11 km o trajeto de ida e volta.


4 – Pico do Cristal – Alto Caparaó

Também situado na Serra do Caparaó, nas imediações do Parque Nacional do Caparaó, o Pico do Cristal tem 2.769 metros de altitude. O nome é derivado da grande quantidade de quartzo presente no local. E o pico compõe a região que apresenta as maiores altitudes do parque.



5 – Pedra do Sino de Itatiaia – Itamonte

Localizada na Serra da Mantiqueira, no Parque Nacional do Itatiaia, a Pedra do Sino tem 2.670 metros de altitude. O acesso é difícil e o preparo físico deve estar em dia. O pico é formado por grande número de rochas de aproximadamente 1 metro de altura tipo granito, destaque para a ponta de uma das pedras, que dizem emitir som semelhante ao barulho de um sino, de onde surgiu o nome do local.


6 – Pico Três Estados – Passa Quatro

Como o próprio nome diz, o pico está localizado na divisa dos três estados: Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. No cume há um marco indicando a tríplice divisa com o nome dos estados e mostrando as respectivas direções. O Pico dos Três Estados tem 2.656 metros e é um dos desafios da Serra Fina.

 

 

Fonte: Turismo de Minas



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo