Postado em domingo, 2 de julho de 2017 às 19:07

Cafeicultura impulsiona geração de empregos em Alfenas

Alessandro Emergente

O número de empregos formais em Alfenas fechou o mês de maio com saldo positivo. São 1.671 novos postos de trabalho com carteira assinada, impulsionados pelo setor da agropecuária. Mais uma vez a cafeicultura é a grande responsável por elevar os números nesse período do ano.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, revelam que nos primeiros cinco meses do ano foram gerados 4.422 empregos formais contra 2.751 demissões. A maior parte das vagas vem do setor agropecuário: 1.282 empregos a mais.

A situação positiva nessa época do ano (período de contratações para colheita do café) também se repete em outras cidades da região, nas quais a cafeicultura provoca forte impacto na economia. De acordo com o site Revista Cafeicultura, a agropecuária foi responsável por 86,6% do saldo total de empregos nos últimos dois meses nas dez principais cidades da região, incluindo Pouso Alegre e Poços de Caldas – onde a cafeicultura assume papel secundário na geração de empregos.

Somente no mês de maio foram contratados 484 pessoas contra 91 demissões, gerando um saldo positivo de 393 empregos na agropecuária de Alfenas. Apesar do bom resultado, o acumulado ainda é menor do que foi registrado em 2016 (de janeiro a maio), quando o setor gerou um saldo de 1.486 empregos. Porém, em 2016, o acumulado dos primeiros cinco meses foi de 1.581 vagas – abaixo dos 1.671 deste ano.

Outros setores

Abaixo da agropecuária, o setor de serviços é o que mais gera empregos. O saldo positivo nos primeiros cinco meses foi de 382 vagas. A indústria vem em seguida com 94 novos postos de trabalho.

O destaque negativo na geração de empregos em Alfenas ficou para o comércio com menos 87 vagas no mercado de trabalho. No ano passado, esse número foi ainda pior nos primeiros cinco meses: menos 134 vagas formais.

No acumulado dos últimos 12 meses o saldo é positivo no comércio com 47 vagas. Mas, nesse caso, o setor sofre forte impacto com as vendas de finais de ano, onde ocorrem as contratações temporárias.








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

14 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos