Postado em sexta-feira, 16 de junho de 2017

Saiba quais são os principais rios de Minas Gerais

Responsável pelo abastecimento e também pela produção de energia elétrica provenientes das hidroelétricas, Minas Gerais está entre os estados onde mais se encontram bacias hidrográficas do Brasil.

As principais bacias do país nascem aqui, Bacia do São Francisco, do Paraná e do Leste. A bacia do rio São Francisco tem como principais componentes os rios São Francisco, das Velhas e Paracatu. A bacia do rio Paraná banha parte do oeste, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, e é composta das sub-bacias dos rios Paranaíba e Grande. Já a bacia do Leste tem várias nascentes em Minas Gerais que originam bacias menores.

Para você conhecer um pouco mais desses rios que marcam presença no estado, selecionamos os principais considerando sua extensão. Veja mais!



Rio Grande

Do alto da Serra da Mantiqueira, no interior do Parque Nacional do Itatiaia, nasce o Rio Grande, que percorre 1.360 km até sua foz no Rio Paranaíba. A união entre os dois formam o Rio Paraná. O Rio Grande faz parte da bacia de nome homônimo, que compreende uma área com mais de 142 mil km², se estendendo da fronteira do estado do Rio de Janeiro até o Triângulo Mineiro. A maior parte do ano, as águas do Rio Grande permanecem cristalinas e são muito utilizadas para a prática de esportes náuticos, mergulhos, pescaria e passeios diversos ao longo do seu leito.



Rio São Francisco

O Rio São Francisco é o maior rio genuinamente brasileiro, desde o seu nascimento, até a sua foz. Considerado o rio da integração nacional, possui cerca de 2.800 km de extensão, sua nascente está localizada em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, e seu curso segue por outros estados brasileiros como Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O rio faz parte da bacia hidrográfica do São Francisco, ocupa uma área de aproximadamente 640 mil km², abrangendo o estado de Goiás e o Distrito Federal, além dos outros cinco estados que o rio abrange.



Rio Paranaíba

Um dos formadores do Rio Paraná, sua nascente está na serra da Mata da Corda, na cidade que foi batizada como Rio Parnaíba, por se tratar do local da nascente do rio. Seu curso tem aproximadamente 1.170 km até a junção ao rio Grande. A bacia do Paranaíba drena uma área com cerca de 220 mil quilômetros quadrados, abastecendo cerca de 8,5 milhões de habitantes em 196 municípios, além do Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.



Rio Jequitinhonha

O rio Jequitinhonha possui a nascente no Pico do Itambé, no Serro, em meio à Serra do Espinhaço e deságua em Belmonte, no estado da Bahia. A bacia hidrográfica que tem o mesmo nome do rio, está localizada em sua maioria na região Sudeste, 94,3% de sua área e o restante na região Nordeste.



Rio das Velhas

A nascente do Rio das Velhas fica na Cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto e o rio desagua em Barra do Guaicuí, na cidade de Várzea da Palma. A partir de sua nascente, o rio das Velhas passa por outras cidades da região como Sabará, Santa Luzia e Belo Horizonte. Toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas está localizada dentro do estado de Minas Gerais, ocupando uma área de drenagem de 29.173 km². A bacia em que o rio está inserida é divida em três partes, alto, médio e baixo rio das Velhas.



Rio Verde Grande

A Bacia do Rio Verde Grande drena uma área aproximada de 30.420 km². O rio que leva o mesmo nome possui 557 km de extensão, nasce em Bocaiúva, em Minas Gerais, e desagua em Malhada, na Bahia. Com o potencial da bacia, há dois projetos públicos de irrigação, o Estreito localizado na parte baiana e outro na parte mineira, em Gorutuba.



Rio Paraopeba

Este rio nasce ao sul da cidade de Cristiano Otoni e sua foz está na represa de Três Marias, no município de Felixlândia, em Minas Gerais. É um dos principais afluentes do Rio São Francisco e sua extensão é de 510 km. Seu nome é de origem tupi e significa “rio largo”, através da junção dos termos pará (rio) e popeba (largo) e sua bacia cobre mais de 13 mil km², chegando a 35 municípios.



Rio Paracatu

É o mais caudaloso afluente do rio São Francisco. Tem, por cabeceiras, duas veredas na serra de São Braz, prolongamentos da serra da Marcela, denominadas Cana Brava e riacho do Cavalo, as quais se reúnem na fazenda de São Braz. Encontra-se quase totalmente dentro do estado de Minas Gerais, com pequenas áreas de topo adentrando no estado de Goiás e no Distrito Federal.



Rio Araguari

Possui águas escuras, porém limpas com corredeiras de pedra e cânions. O Rio Araguari possui grande potencial para geração de energia elétrica e existem algumas usinas ao longo de sua extensão. O rio é utilizado também, pelos locais, como espaço para pesca. Sua nascente fica na Serra da Canastra e seu percurso passa pela região do Triângulo Mineiro, antes de desaguar no Rio Paranaíba, na divisa com Goiás.

 

Turismo de Minas








Turismo











Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos