Alfenas Hoje - Projeto de "coworking" oferece espaço e internet gratuitos para empresários de Poços de Caldas
Postado em quarta-feira, 14 de junho de 2017

Projeto de "coworking" oferece espaço e internet gratuitos para empresários de Poços de Caldas

Um espaço aberto ao público onde é possível trabalhar, fazer reuniões, utilizando internet e energia elétrica sem custo algum. Esta é a proposta de um grupo de empresários de Poços de Caldas (MG) que se uniu para construir um espaço de estímulo ao empreendedorismo. O campus começou a funcionar nesta semana e pode ser usado por qualquer pessoa. A expectativa dos organizadores é que 200 pessoas passem por dia pelo local.

O idealizador do projeto Solve Campus, Rubens Mussulin Massa, conta que este é o primeiro espaço de coworking gratuito da cidade. Situado em um casarão histórico de Poços de Caldas, que estava há cerca de cinco anos fechado, o novo projeto busca ajudar os empresários da cidade.

“Falta um espaço onde os empresários resolvam seus problemas. A pessoa que está criando um negócio se sente muito perdida, ela não tem lugar pra trabalhar, em casa ela não tem disciplina, não tem apoio de outras pessoas ou com quem dividir as ideias, os cursos em geral não falam a linguagem deles. E é a mesma coisa para o empresário que está há mais tempo no mercado”, explica Rubens.

Estrutura

O espaço foi estruturado por cinco empresas da cidade. Ao todo foram investidos R$ 400 mil na construção do espaço “lúdico”, como Rubens define. O local foi equipado com mesas redondas, puffs, exposições artísticas e até uma vinícola com 600 vinhos. Qualquer empreendedor poderá utilizar o espaço, bem como as tomadas e a rede wi-fi. “Nós pensamos em um local onde tanto o jovem como o mais velho empreendedor se sentissem confortáveis. É um local fora da caixinha.”

O grupo de empresários estava há seis meses planejando e pensando uma forma de unir e implantar os projetos de cada um, que estavam na gaveta há cinco ou seis anos. “Um dia o Rubens me ligou e contou a ideia toda. Fiquei pensando ‘será que vai dar certo?’ Mas aí conheci a casa e fiquei encantado”, conta Leonardus Carvalho Martins, um dos empresário que se uniu ao projeto empreendedor.

Ele instalou dentro do campus o Âncora Coffee, que busca ter uma roupagem dos cafés internacionais. “A ideia é ser ágil, para que as pessoas passem aqui, peguem um café e vão para seus cursos e reuniões. Queremos um ambiente de coworking agradável, de mutualismo”, conta. “Não vamos desvalorizar o regional, pelo contrário, o objetivo é trazer o que é bom lá fora com uma roupagem mineira”.

Investindo no futuro

Além de um lugar para desenvolver a arte de empreender, o espaço também vai oferecer consultorias e capacitação comercial. O grupo de empresários ainda criou dois projetos sociais no campus: o “101 sonhos” e o “101 líderes”. Em cada programa, a meta é formar 101 pessoas por ano, com cursos trimestrais.

“O ‘101 sonhos’ foi desenvolvido para jovens em idade escolar e universitária, para fazer com que suas ideias saiam do papel. Os melhores projetos vão receber amparo do campus por seis meses. Já o ‘101 líderes’ é para empresários na base da pirâmide e líderes do primeiro setor, para que seus empreendimentos cresçam junto com eles”, explica Rubens.

Os programas serão pagos, mas ainda seguindo a linha do financiamento colaborativo, tudo parte de um ponto de equilíbrio de condições e valorização. “Para os cursos, consultorias e capacitação, nós iremos sugerir um valor para que os usuários paguem, mas são eles quem vão decidir o valor a ser pago, de acordo com suas percepções”.
Abrindo novas portas

Aos 23 anos, Eduardo Vieira é um dos empreendedores que utilizará o espaço para coworking. Para ele, o projeto abre oportunidades pra quem não tem espaço físico e uma agenda flexível para trabalhar. “Além de morar perto do casarão, aqui eu tenho um espaço para marcar reuniões ou trabalhar sozinho. O lugar ficou bacana, com café, um ambiente favorável para criação.”

Novo no empreendedorismo, há 11 meses o jovem gerencia uma empresa que presta assistência comercial a outros negócios. “A Essência Mídia [busca] conhecer a essência de cada empresa, e a partir de então, desenvolve um projeto de vendas para ela.”


Além de utilizar o espaço de coworking, o jovem foi um dos selecionados a participar do projeto 101 sonhos. “Eles vão ajudar a gente a cuidar um pouco da nossa empresa. Muitas vezes nos preocupamos tanto com os clientes que esquecemos da nossa comunicação interna. Vai ser uma experiência enriquecedora”, finaliza.

Funcionamento

O Solve Campus fica aberto de domingo a domingo, das 8h às 22h. O coworking fica aberto das 8h às 20h e os cursos e monitorias, das 19h às 22h. O espaço fica na Rua Junqueiras, 150, no Centro de Poços de Caldas.

G1 Sul de Minas

















  • FOI NOTÍCIA
  • Últimos Comentários
COLUNAS


Lava Jato
O silêncio dos inocentes. Inocentes?
Daniel Murad Ramos
Em debate
Shows do Aniversário de Alfenas
Leonardo Miranda
Democracia
O cair das máscaras
Daniel Murad Ramos
Todos Colunistas do Alfenas Hoje

Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos