Postado em sexta-feira, 19 de maio de 2017

Com bom aproveitamento em casa, Cruzeiro precisa melhorar campanha fora para sonhar com título brasileiro

Time foi bem longe do Mineirão em 2013 e 2014, mas não repetiu o desempenho em 2015 e 2016.


O Cruzeiro começou muito bem o Campeonato Brasileiro. Domingo passado, no Mineirão, venceu o São Paulo, por 1 a 0, gol do argentino Ramón Ábila. Agora, tem dois jogos fora de casa, contra Sport, na Ilha do Retiro, domingo, e Santos, na Vila Belmiro, dia 28. Se o time quiser fazer um bom Brasileirão e brigar pelo título, ou pelo menos uma vaga na Taça Libertadores, sabe que precisa ter um bom desempenho jogando longe do Mineirão, o que não aconteceu nos dois últimos anos. Em compensação, quando foi bicampeão brasileiro, em 2013 e 2014, teve aproveitamento excelente fora de Belo Horizonte.

Em 2013, ano em que foi campeão com quatro rodadas de antecedência, o Cruzeiro conseguiu nove vitórias, quatro empates e seis derrotas nas 19 partidas fora de seus domínios, o que significa 54,38% de aproveitamento. No ano seguinte, quando o título veio com três rodadas antes do fim, o aproveitamento foi ainda maior, de 57,89%, com nove vitórias, seis empates e apenas quatro derrotas.

Nos dois últimos anos, porém, o desempenho do Cruzeiro fora de casa caiu demais, o que complicou a vida do time no Brasileirão. Em 2015, foram cinco vitórias, quatro empates e 10 derrotas, nas 19 partidas fora de casa, com aproveitamento de 33,33% dos pontos. A posição do time na classificação final da competição foi o modesto oitavo lugar. Em 2016, o resultado final foi pior. O Cruzeiro foi o 12º colocado, mas, ainda assim, teve campanha melhor longe do Mineirão do que no ano anterior. Foram sete vitórias, dois empates e as mesmas 10 derrotas, com percentual de 40,35% dos pontos. Isso se explica pela campanha dentro de casa, que também foi muito ruim.

O técnico Mano Menezes sabe da importância de vencer fora de casa. Este ano, o Cruzeiro tem ido muito bem no Mineirão. Em 16 jogos, foram 13 vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o São Paulo, na Copa do Brasil. E, mesmo assim, com gosto bom, porque o time se classificou na Copa do Brasil. O aproveitamento no Gigante da Pampulha é superior a 85% dos pontos. Por isso, se o Cruzeiro conseguir ir bem também fora de casa, tem tudo para se dar bem no Campeonato Brasileiro, salvando a temporada, com o penta ou, ao menos, com uma vaga na Libertadores, que o time não disputa desde 2015.

Globo esporte



Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo