Postado em segunda-feira, 15 de maio de 2017

Conheça as vantagens de criar galinha caipira

Consumo desse tipo de ave no Brasil cresceu 30% no ano passado, mesmo com a crise econômica, e a perspectiva é de que vendas continuem aquecidas


Trata-se de uma das atividades agropecuárias com perfil mais apropriado para os agricultores familiares, pois além de estar enraizada na tradição cultural dos produtores da região Nordeste, requer baixos investimentos, proporciona boa lucratividade e tem uma importância fundamental para a segurança alimentar das famílias. O frango caipira não compete, em escala de produção e custo, com o frango industrial, mas em qualidade e sabor da carne, atendendo a uma fatia de mercado que paga mais por essas características de apelo ecológico.

Frango para exportação

Em 2012, o Brasil foi o terceiro país exportador de carne de frango do mundo, com produção de 12.645 (mil ton.), ficando atrás dos EUA e da China, tendo como principal destino o mercado interno (69,8%), demonstrando que o mercado externo mundial representa um promissor mercado para expansão das exportações (30,2%).

No mesmo ano, o consumo anual de carne de frango no Brasil alcançou cerca de 45 kg por habitante, inferior ao de diversos países, o que indica que ainda existe uma grande demanda nesse setor, principalmente para carne de frango caipira, um produto diferenciado e que ainda não há dados concretos referentes à produção e destino desse produto.

Tendências e oportunidades

O frango caipira também é uma opção atrativa de mercado na produção alternativa, com os alimentos fabricados em menor quantidade e por pequenas propriedades. Por meio desse tipo de produção, é possível obter produtos mais naturais e com menor quantidade de aditivos químicos, muito procurados e mais valorizados pelos consumidores.

Grande parte do contingente de turistas esperados para os megaeventos esportivos são oriundos de países onde carne de caça é parte tradicional do cardápio cotidiano. A semelhança com os aspectos organolépticos da carne de frango caipira traz uma busca significativa por esse alimento na rede gastronômica durante os eventos.

A médio e longo prazo, deve ocorrer um aumento da demanda do produto brasileiro, principalmente devido ao crescimento populacional, o incremento da renda da população dos países que já consomem a nossa carne e, ainda, a abertura de novos mercados, como o México, que é um grande importador mundial e perdeu 20% do seu plantel avícola em razão da gripe aviária.

Público diferenciado

O mercado de produtos avícolas é composto por consumidores mais exigentes, que demandam produtos mais saborosos, com sabor diferenciado e, ainda, com a mudança de hábitos alimentares desses consumidores, que a cada dia vêm dando preferência a produtos mais naturais, considerados saudáveis.

Atenção: Não se pode perder de vista que a produção, dentro das restrições impostas pelo mercado, deve utilizar tecnologias apropriadas para gerar produtos com as características demandadas pelo consumidor, principalmente no tocante à segurança do alimento associada a um retorno econômico adequado para atender às expectativas dos produtores.

Dicas de produção e comercialização

Considerando as características do sistema de produção necessário para atender esta demanda, a pequena e a média propriedade, ou a propriedade familiar, são as que melhor se enquadram. Além disso, para serem viáveis na atual competição de mercado, as pequenas propriedades brasileiras necessitam diversificar as atividades e associar-se entre elas para obter escala de produção.

A etapa da comercialização costuma inviabilizar bons projetos se não conduzida corretamente. Pequenas associações de produtores devem preferencialmente comercializar seus produtos com uma marca registrada e reconhecida. Os pontos preferenciais de comercialização, nesse caso, são os de varejo e com venda direta ao consumidor, como as feiras livres e mercados públicos, onde a organização disponha de ponto de venda. Quando se pretende abastecer casas especializadas, mercados, quitandas, supermercados, padarias, ou vender no atacado, as margens de lucro são drasticamente reduzidas e todo o trabalho será pouco remunerado.

SEBRAE



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