Postado em quarta-feira, 1 de março de 2017 às 11:11

Waldir de Luna é homenageado durante o Carnaval

Alessandro Emergente

O escritor e teatrólogo Waldir de Luna Carneiro, ícone da cultura alfenense, foi homenageado durante o Carnaval deste ano. A homenagem foi feita em frente a sua residência, na Praça Getúlio Vargas, na abertura das festividades.

Dois grupos teatrais fizeram homenagens no sábado à noite com apresentação de esquetes, integrando a programação de abertura do Carnaval. Uma das homenagens foi feita pelo Grupo Mundo Teatro, que conta com o diretor Anselmo Cesário, e a outra pelo grupo Cem Nome, que teve o ator Douglas Vital interpretando um dos personagens criados por Waldir de Luna. Também houve homenagens com apresentação de um trecho de uma opera pelo Conservatório Municipal de Música de Alfenas e leitura de textos por crianças.

Na manhã de sábado, a secretária de Educação e Cultura, Valéria Albino, visitou o escritor em sua residência para uma conversa de cerca de uma hora. Para esse ano, o governo programa o início do processo de criação da Academia de Letras de Alfenas e a intenção é que Waldir de Luna ocupe a primeira cadeira, inaugurando a Academia.

O escritor completa, no dia 7 de março, 96 anos. Nascido em Santa Rita do Sapucaí, Waldir de Luna mudou para Alfenas aos 17 anos acompanhando a família, que adquiriu o jornal Alfenense. Na década de 40 chegou a morar no Rio de Janeiro, mas retornou para Alfenas, onde fez sua história como escritor.

São 55 peças, além de inúmeros contos e dois roteiros para o cinema. O “Cristo Submerso” (drama) e “O Levante das Saias”, filmado em Alfenas em 1967 pela Octans Filmes do Rio de Janeiro. Na TV Globo, participou de um roteiro, de 1982, num Caso Verdade: “A Grande Promessa” em uma participação com o autor de novelas Walter Negrão.

Em 2002, Waldir de Luna Carneiro recebeu a Medalha da Inconfidência Mineira. Prêmios como no Nelson Rodrigues (1985/1986) e o Festival do Teatro de São Paulo (em 2000). Em 2008, a Prefeitura de Alfenas anunciou o lançamento do volume, intitulado "O Teatro Completo", editado pela Secretaria de Educação e Cultura. Tratava-se de uma coletânea feita pelo ator e escritor João Luiz Lacerda.

O escritor Waldir de Luna Carneiro, que aparece ao lado da secretária de Educação e Cultura, Valéria Albino (foto acima), foi homenageado na abertura do Carnaval. Abaixo, integrantes do Grupo Mundo Teatro durante uma das homenagens (Fotos: Divulgação/Facebook)








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

4 Comentários

Comentar essa Notícia
 
Carregar mais comentários
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos