Postado em sábado, 25 de fevereiro de 2017 às 11:11

Estudo espanhol coloca Unifal na 200ª posição na América Latina

O estudo do Ministério da Educação da Espanha considerou mais de 24 mil instituições ao redor do mundo.


Da Redação

A Unifal (Universidade Federal de Alfenas) está entre as 200 melhores instituições de ensino superior da América Latina, segundo o Ranking Web of Universities, realizado pelo Ministério da Educação da Espanha. O estudo considerou mais de 24 mil instituições ao redor do mundo.

Conforme o levantamento feito pelo Laboratório Cibermetrics, grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), órgão vinculado ao Ministério da Educação da Espanha, a Unifal conquistou a 83ª posição entre as instituições brasileiras e é a 200ª entre as universidades da América Latina. No ranking mundial, a Universidade Federal de Alfenas aparece na 2.835ª colocação.

A assessoria de comunicação da Unifal informou que, em relação a 2016, a Universidade subiu 26 posições na América Latina e nove posições entre as instituições do país. O estudo ficou pronto em janeiro e, na última sexta-feira, foi divulgado pela Unifal.

No ano passado, a Unifal foi elencada na 62ª posição como melhor universidade brasileira e no 10º lugar, entre as melhores instituições de Minas Gerais, no Ranking Universitário Folha (RUF) - 2016. Em relação 2015, a Universidade subiu seis posições entre as instituições brasileiras e uma colocação entre as avaliadas em Minas Gerais.


Os pesquisadores do CSIC avaliam diversas fontes de dados, levando em consideração critérios como número de resultados indexados de pesquisas, citações de autores, quantidade de backlinks originados por redes externas e quantidade de artigos entre os 10% mais citados em 26 disciplinas. No topo do ranking, entre as instituições da América Latina, está a Universidade de São Paulo. No ranking mundial, a USP é a 63ª colocada.

“Os rankings são importantes ferramentas que permitem comparar o desempenho das universidades diante de inúmeros indicadores. Porém, por considerar diferentes aspectos da vida acadêmica, os resultados dos levantamentos acabam apresentando algumas discrepâncias”, diz o texto divulgado pela Unifal à imprensa. Confira o ranking completo aqui

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.