Postado em quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017 às 14:02

6 passos para fazer um currículo eficiente

Do Vagas

Sabe como fazer um currículo eficiente? Isso exige muito mais que um modelo de formulário ou o conhecimento de uma vaga. Tudo o que você colocar, seja em um site de recrutamento ou na página “Trabalhe Conosco” será um retrato da sua carreira, das suas realizações e do seu estilo. É uma vitrine da sua trajetória profissional e por isso mesmo, decisiva para ser chamado para uma entrevista e passar em um processo seletivo.

Muitas pessoas ainda acreditam que colocar somente o cargo e as datas de início e saída da empresa resumem sua experiência profissional. Mas buscar o emprego certo exige muito mais reflexão do que você pode imaginar. E quanto mais bem pensado o que você quer da sua carreira, pode ter certeza, melhor será sua estratégia para conquistar a melhor vaga na empresa de seu perfil.

Selecionamos alguns exercícios que a maioria dos profissionais especializados em orientação de carreira costuma aplicar para quem está em transição de carreira e que podem ajudar a fazer um currículo eficiente. Vamos lá?

Como fazer um currículo eficiente?

1. Escreva o que gosta de fazer

Escreva sem preocupações formais quais são as atividades que você gosta de fazer, faz com facilidade e gostaria de se aprimorar. Simplesmente descreva onde você estava, em que posição e a tarefa que realizou. Por que você se sentiu bem ao desempenhar essa atividade? Quais foram os resultados? Você trabalhou em equipe? Como seus superiores viram esse seu trabalho? Que feedback você teve?

2. Saiba o que precisa melhorar

Descreva quais são as atividades que você já gosta de fazer e outras que também pretende fazer. O que você precisa para assumir essa nova posição? Mais experiência profissional na área? Conhecer pessoas do segmento? Um curso de graduação ou pós-graduação? Ser fluente em um idioma? Liste tudo o que você precisa para “chegar lá”. Nesse primeiro momento, não se preocupe com investimento e tempo disponível para realizar sua qualificação. O importante é você visualizar suas necessidades.

3. Pesquise onde quer trabalhar

Quais são as empresas em que você gostaria de trabalhar? Por que? Quais são os valores, as atitudes e produtos que fazem você admirar determinadas empresas? Um determinado ambiente de trabalho, uma forma de vestir-se, viajar muito ou poder trabalhar em casa são valores que podem seduzi-lo mais que um bom salário.

4. Faça networking

Fazer um networking a partir dessas prioridades. Já sabe o que você faz de melhor? Descreveu projetos e circunstâncias em que você brilhou? Sabe quais são as competências que faltam (cursos de idiomas, pós-graduação)? Listou as empresas em que você gostaria muito de trabalhar? Então agora é fazer uma radiografia da sua rede de contatos. Quem você conhece nestas empresas? Quais são os eventos de negócios que você poderia ir para fazer contatos? Em que redes sociais e profissionais essas pessoas estão?

5. Faça seu CV

Hora de fazer o currículo! A maioria das médias e grandes empresas possui páginas de “Trabalhe Conosco”. Leia todos os campos e informações que serão solicitadas antes de iniciar para evitar redundâncias. Faça um rascunho antes de começar a preencher.

6. Tenha uma carta de apresentação

Muitas empresas colocam campos destinados para você comentar porque gostaria de ocupar essa vaga ou porque se sente qualificado. Aqui vale a dica de fazer um rascunho antes. Cuidado sempre para não se auto-elogiar excessivamente, procure citar fatos. Por exemplo: “já exerci essa função durante X tempo na empresa XYZ” ou ainda, “durante o MBA desenvolvi um projeto destinado a um produto similar”. Comece sempre mostrando conhecimento sobre os valores da empresa, seus desafios atuais, sua admiração para só então falar de você. Tente não ultrapassar três parágrafos de texto.

Vagas

















COLUNAS


Lava Jato
O silêncio dos inocentes. Inocentes?
Daniel Murad Ramos
Em debate
Shows do Aniversário de Alfenas
Leonardo Miranda
Democracia
O cair das máscaras
Daniel Murad Ramos
Todos Colunistas do Alfenas Hoje

Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos