Postado em segunda-feira, 9 de janeiro de 2017 às 10:10

Brasil e MMA: uma dupla de sucesso


Quem nunca ouviu falar das façanhas de Royce Gracie, três vezes campeão nos primórdios do UFC? Ou das conquistas de Wanderlei Silva e Rodrigo Minotauro, detentores de cinturões do Pride, extinto evento de MMA japonês que chegou a ser o maior de artes marciais do seu tempo na primeira década dos anos 2000? Ou mesmo de Anderson Silva, considerado por boa parte da crítica especializada como o maior de todos os tempos?

O fato é que desde que o termo vale-tudo passou a ser usado profissionalmente, os lutadores brasileiros figuram entre os maiores do mundo. Novos nomes não param de surgir e provam que os brasileiros são e serão protagonistas dos mais conceituados ringues e cages do mundo durante muito tempo.

Novos atletas vão se afirmando em várias categorias e oito deles mostram que vão dar cartas nos próximos anos no MMA mundial.


1. José Aldo



(Fonte: sherdog.com)


Toda lista que inclua grandes nomes do MMA precisa citar o nome desse manauara de 30 anos de idade. Atleta da respeitada academia do Rio de Janeiro, a Nova União, Aldo possui um impressionante historial de 26 vitórias e duas derrotas. Além disso, até 2015 manteve uma invencibilidade que poucos conseguiram: ficou dez anos sem perder nenhum combate. Após a derrota para Luciano Azevedo no Jungle Fight em 2005, José Aldo só voltou a perder para Conor McGregor em dezembro de 2015.

Praticamente completo em todos os fundamentos (trocação, quedas e luta de chão), Aldo é o atual detentor do cinturão interino dos pesos penas, categoria que é considerada como uma das mais equilibradas do Ultimate.

São também muitas as polêmicas em torno deste atleta: Aldo anunciou recentemente que estaria se aposentando dos ringues e cages, após não concordar com questões contratuais de UFC. Ainda mais recentemente, em uma postagem nas redes sociais, ele volta atrás e afirma que vai repensar a ideia de se aposentar.


2. Ronaldo Jacaré



(Fonte: IG Esporte)


Oito vezes campeão mundial de Jiu-Jítsu, Ronaldo Jacaré Souza é outro atleta que obteve sucesso ao migrar para o MMA, juntamente com Rodrigo Minotauro, Vitor Belfort e Sérgio Moraes. Jacaré é atualmente o terceiro do ranking do UFC na categoria peso médio, tendo sofrido apenas uma derrota no evento: para Yoel Romero no UFC 194, em dezembro de 2015. O extenso cartel de 23 vitórias e quatro derrotas faz de Jacaré um dos grandes nomes do MMA atual. Ele possui como pontos fortes a luta de chão e o boxe, o que explica suas muitas finalizações e nocautes na carreira.

3. Amanda Nunes



(Fonte: mmajunkie.com
)


Dona do cinturão do peso galo feminino, a baiana Amanda Nunes é a brasileira com maior destaque no MMA atual. Ela foi a primeira atleta do país a conquistar um título do Ultimate ao vencer a favorita Miesha Tate na luta principal do UFC 200, em 9 de julho de 2016.

Amanda tem 28 anos e usa suas finalizações como principais armas. No dia 30 de dezembro de 2016 a atleta venceu uma lenda do esporte na principal luta do UFC 207, em Las Vegas: a norte-americana Ronda Rousey. As apostas para lutas no MMA apontaram Rousey como favorita: 60.6% de chances de vitória para a norte-americana, contra 44.6% de Amanda.


4. Fabrício Werdum



(Fonte: mmaweekly.com)


Atual número 1 do ranking do UFC entre os pesados, Fabrício Werdum é um veterano que há muito tempo faz história nos cages do UFC. Com um historial de 26 vitórias, 4 derrotas e 1 empate na carreira, o porto-alegrense de 39 anos mostra que ainda tem muito para dar como lutador profissional.

Sua história no MMA é marcada por vitórias inesquecíveis, algumas delas contra grandes nomes do MMA: Fedor Emilianenko (pelo Strikeforce, em 2010) e Cain Velasquez (pelo UFC 188, em junho de 2015). É precisamente esse mesmo atleta, Cain Velasquez, que Werdum se preparou para enfrentar em um dos principais combates do UFC 207, dia 30 de dezembro.


5. Rafael dos Anjos




(Fonte: IG)


Quarto colocado no ranking entre os leves do UFC, Rafael é o melhor brasileiro de sua categoria. Com o domínio do jiu-jítsu e do muay thai, ele mostra que é uma das grandes revelações do MMA atual. Com 32 anos e um cartel de 25 vitórias e nove derrotas, o carioca venceu dez das suas últimas 13 lutas e é nome certo nos principais eventos do Ultimate em 2017.

6. Demian Maia



(Fonte: No mundo das lutas)


Dono da academia Vila da Luta em São Paulo, Demian Maia ocupa o número 3 do ranking entre meio-médios do UFC. É um dos candidatos mais fortes à conquista do cinturão da categoria, que pertence ao norte-americano Tylor Woodley.

Demian é professor de jiu-jítsu e tem no jogo de chão o seu porto seguro para as vitórias. Com um historial de 24 vitórias e seis derrotas, Demian vem de uma sequência de seis vitórias, três delas por finalização, a última delas contra o norte-americano Carlos Condit no UFC Vancouver em 27 de agosto.


7. John Lineker



(Fonte: UFC)


Uma revelação que chegou para abalar: o paranaense John Lineker, de 26 anos, emplacou uma sequência de seis vitórias no UFC desde o UFC Fight Night, em julho de 2014, e se tornou um dos grandes nomes do peso-galo em 2016. Com 27 vitórias e seis derrotas, Lineker tem como qualidade a agressividade, demonstrada nas 13 vitórias por nocaute.

No UFC 207 ele enfrenta o número 1 da categoria, o norte-americano TJ Dillashaw, naquela que é a luta masculina mais aguardada do evento.

8. Claudia Gadelha



(Fonte: André Durão)

Com 28 anos de idade e um cartel de 13 vitórias em 15 lutas, Claudia Gadelha é a atual número 1 no peso palha feminino do UFC. Integrante da equipe da Nova União, a mesma de José Aldo e Renan Barão, Claudia se destacou ao vencer a americana Cortney Casey por decisão unânime no UFC São Paulo, no dia 19 de novembro.

Natural do Rio Grande do Norte, Claudia possui como pontos fortes as finalizações, sendo que entre os golpes o armlock e o mata-leão são os preferidos.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo