Postado em quarta-feira, 19 de outubro de 2016 às 18:21

Onda de palhaços malignos invade Alfenas

Um palhaço com aspecto assustador pode ter sido fotografado na madrugada de hoje perambulando pelas ruas da cidade.


Leonardo Miranda
 
Uma foto, supostamente feita na madrugada de hoje, mostra um palhaço maligno com destaque para a localização na qual ele se encontrava: em frente a um estabelecimento localizado na Avenida Jovino Fernandes Salles, no Jardim Elite em Alfenas.
 
A imagem se tornou um viral entre os moradores do município, que passaram a tecer todo tipo de especulação sobre o caso. Até a publicação desta matéria, nenhuma ocorrência relacionada ao suposto aparecimento de um palhaço havia sido registrada. A autenticidade da foto também não foi confirmada, mas as autoridades já estão de olho. 
O Delegado da Polícia Civil de Alfenas, Márcio Bijalon, pontua que se vestir de palhaço não configura crime, porém ele alerta: “Se a pessoa se fantasia para assustar e confundir pode ser eventualmente, dependendo dos fatos, enquadrado no crime de ameaça”, explica o delegado.
Bijalon adverte aos jovens inclinados a levar a brincadeira adiante que pesem nas consequências do ato. “Se, eventualmente assustarem uma pessoa, essa pessoa pode vir a reagir de modo violento, ou mesmo se assustam uma pessoa com problemas cardíacos tal pessoa pode vir a passar mal devido ao susto. Enfim, são inúmeras a variantes decorrentes dessa nova moda entre os jovens.” argumenta o delegado. 


 
Origem da nova onda adolescente

A moda de se fantasiar de palhaços com aspecto maligno para assustar e confundir pessoas nas ruas e nas redes sociais começou nos EUA e, no tempo de alguns cliques, espalhou-se para outros países. Inclusive, assim como em Alfenas, a brincadeira já foi registrada em outras cidades brasileiras. As mais populares sempre trazem o assustador palhaço em pontos de referência nos municípios, o que desperta a curiosidade da população local e rende muitos compartilhamentos em grupos do WhatsApp e redes sociais. 

Casos de polícia

Não demorou e a nova moda passou a dar trabalho para as polícias ao redor do mundo. Variadas ocorrências que acabaram relacionadas com a brincadeira já foram registradas nos EUA, Canadá, Inglaterra e também no Brasil. Como as máscaras de palhaço sempre foram muito usadas por criminosos para esconder o rosto durante atos criminosos, a população pode confundir o individuo fantasiado com um assaltante, provocando reações inusitadas. Um dos exemplos de assaltos recentes realizado por criminosos utilizando máscaras de palhaços aconteceu na cidade de Sorocaba, quando um casal foi assaltado por três homens e, segundo o relato das vítimas, ao menos deles usava uma máscara de palhaço.
 
Especulações:

É importante pontuar que já são muitos os boatos sobre essa nova moda entre os adolescentes. Inúmeros sites abordam o assunto com sensacionalismo, de modo a fomentar a ilusão de que criminosos estão se fantasiando de palhaços para realizar atrocidades em uma ação conjunta e organizada. Outra especulação divulgada sem qualquer comprovação é que os criminosos podem estar aproveitando da brincadeira para explorar ainda mais as possibilidades de assaltos utilizando as máscaras de palhaço.

De acordo com o Delegado Bijalon, tais assaltos não estão necessariamente ligados à nova febre mundial entre os adolescentes. Bijalon destaca que em muitos dos roubos praticados em Alfenas e região, os criminosos usam máscaras. “Qualquer criminoso, quando tem a intenção de praticar crime, tenta esconder o rosto utilizando máscaras, tal fato é comum. Inclusive, em muitos roubos praticados na região os criminosos se utilizaram de máscaras, não especificamente de palhaços.”, observa o delegado.



Delegado Márcio Bijalon


DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo