Postado em segunda-feira, 17 de outubro de 2016
às 22:40
Reforma na Câmara Municipal é inaugurada em sessão solene
A obra inclui a cessibilidade no plenário, uma reivindicação do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência.
Da Reportagem
As obras da reforma da Câmara Municipal foram inauguradas, em sessão solene, na noite desta segunda-feira. Um dos pontos da reforma foi a acessibilidade.
A sessão solene, comandada pelo presidente da Casa, Enéias Rezende (PRTB), contou com a presença do prefeito Maurílio Peloso (PDT), que ficou ao lado de Rezende. Dos 12 vereadores que iniciarão o mandato a partir de janeiro apenas Fábio Marques Florêncio (Fábio da Oncologia/PP) não compareceu.
Em seu discurso, Enéias enfatizou que a preocupação com a acessibilidade era uma das preocupações. A presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comdalf), Carmem dos Santos Oliveira, subiu a rampa de acesso ao plenário pela primeira vez, logo após a sessão solene.
Em abril do ano passado, Carmem usou a tribuna da Câmara Municipal para reclamar da falta de acessibilidade nos prédios públicos de Alfenas, o que incluía o Legislativo. Na época, ela cobrou o cumprimento das leis que determinam a acessibilidade em prédios públicos. Eleito vereador, João Carlos Tercetti (PRP) também integrou o grupo do Comdalf que acompanhou Carmem no ano passado.
Emoção
Em determinado momento de seu discurso, Enéias chegou a se emocionar ao falar de sua esposa e de sua trajetória. Atribuiu a obra a um esforço coletivo e citou parcerias com o Poder Executivo. “Gestão de responsabilidade com dinheiro público”, afirmou ao se referir ao resultado.
Vários vereadores comentaram durante a sessão solene. Um deles, Waldemilson Bassoto (Padre Waldemilson/PROS), citou a importância de haver transparência na gestão pública e citou o papel da imprensa como fundamental para garantir informação à sociedade.
A obra
A obra, iniciada em junho do ano passado, custou R$ 140 mil. Os serviços, realizados pela JM Construção Civil Ltda, incluem troca de teto e do piso, além de obras de acessibilidade no plenário e nos banheiros. Também foi feita a cobertura metálica na garagem, ampliação da sala da presidência e pintura geral.
Em uma outra licitação, de R$ 77 mil, foram adquiridas as mobílias. As 87 cadeiras removidas no início da reforma foram doadas ao Velório Municipal. As novas poltronas têm pranchetas para anotações, sendo que algumas delas serão próprias para obesos.
A placa foi descerrada logo após a sessão solene (Foto: Alessandro Emergente)
COMENTÁRIOS