Postado em terça-feira, 23 de agosto de 2016 às 13:44

Grupo protesta contra fechamento de hospital psiquiátrico

Moradores e funcionários se reuniram em frente à prefeitura da cidade. Referência em atendimento, Otto Krakauer deve ser fechado no fim do mês.


Do G1 Sul de Minas

 

Moradores de Passos (MG) fizeram uma manifestação na tarde desta segunda-feira (22) contra o fechamento do Hospital Otto Krakauer. O atendimento pelo SUS já foi suspenso na instituição. Agora todas as atividades devem ser encerradas até o fim de agosto.

O hospital psiquiátrico atende 115 municípios da região e chegou a manter 156 pacientes em tratamento, com 22 morando no local. No entanto, desde junho, não vem realizando novas internações e atualmente está com apenas 54 pacientes internados.

Quinze funcionários do hospital já foram demitidos e os demais estão cumprindo aviso prévio. Nesta segunda-feira, junto com moradores da cidade, os trabalhadores foram para a Praça do Rosário, em frente à prefeitura, e usaram apitos e cartazes para tentar chamar a atenção da administração municipal.

"Nós revoltamos pelos pacientes, não é pelo desemprego. A maioria tem dois cargos, a gente vai se virando, um vai ajudando o outro. Mas pelos pacientes", disse a musicoterapeuta Talita Abreu Rodrigues.
g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2016/08/grupo-protesta-contra-fechamento-de-hospital-psiquiatrico-em-passos-mg.html
Atualmente metade dos 160 leitos era destinada a pacientes com transtornos mentais e a outra metade para dependentes químicos, inclusive com internações compulsórias. O atendimento era feito 100% pelo SUS. Segundo a diretoria, o problema está no desequilíbrio das contas da instituição, já que o déficit é de R$ 70 mil por mês.

G1 Sul de Minas



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo