Postado em quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Abaixo-assinado que pede o fim das carroças com tração animal já tem mais de 1 mil adesões

O objetivo é substituir a tração animal, usada hoje pelos carroceiros, pela tração mecânica.


Da Redação

Um abaixo-assinado que pede o fim das carroças com tração animal já conta com o apoio de mais de 1 mil pessoas e, nesta quinta-feira, os voluntários da Associação Protetora de Animais São Francisco (Asfa), entidade que está a frente do movimento, estará colhendo novas assinaturas no Terminal Rodoviário da Alfetur, ao lado do Centro Vivencial. A coleta de assinatura será a partir das 13h.

De acordo com a presidente da Asfa, Andrea Duarte, a proposta é criar uma lei que proíba o uso de animais em veículos de tração. A alterativa, para não prejudicar os carroceiros que vivem desta prática, é a substituição pela tração mecânica. “O objetivo é acabar com a escravidão animal, não com o trabalho do carroceiro”, sustenta.

Andrea diz que existe viabilidade para que o município adote o uso do “cavalo de latas”, um veiculo motorizado ligado a uma carreta fechada para colocar a carga a ser transportada.

“Os cavalos usados em carroças são maltratados diariamente com excesso de peso. Muitos trabalham doentes e até a morte”, reclama a presidente da Asfa ao apontar maus tratos. O documento, com as assinaturas, será encaminhado a Câmara Municipal e ao Ministério Público.

A dirigente da ONG lembra uma lei estadual (n˚ 22.231/2016), sancionada recentemente pelo governador Fernando Pimentel (PT), que prevê multa de até R$ 3 mil para quem for flagrado ou denunciado por maus tratos a animais.

“A lei considera maus tratos qualquer ato ou omissão que atente contra a saúde ou integridade física e mental do animal. Isso significa que mesmo as ações que não causem ferimentos físicos no animal são passíveis de multa, como abandoná-lo, ato recorrente em muitas cidades, principalmente em vias movimentadas e estradas”, comenta a protetora de animais.

Cavalo de Lata acima é o modelo semelhante ao sugerido pela Asfa para que seja adotado em
substituição as carroças com tração animal (Foto: Reprodução)



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo