Alfenas Hoje - Partido do governo passa a ter maior número de vereadores na Câmara Municipal
Postado em domingo, 17 de abril de 2016 às 01:04

Partido do governo passa a ter maior número de vereadores na Câmara Municipal

 Alessandro Emergente

O PDT, partido do prefeito Maurílio Peloso (PDT), passou a ter o maior número de vereadores na Câmara Municipal entre as legendas representadas. A situação, no entanto, não garante maioria governista, uma vez que os partidos que não integram a base do governo obtém o maior número de cadeiras.

Após a filiação do vereador Elder Martins, o PDT passou a ter três representantes – maior número de filiados entre os parlamentares da atual legislatura. Elder deixou o PROS e filiou-se ao PDT dentro do prazo de mudança partidária, permitido pela legislação eleitoral, para quem tem a intenção de concorrer no pleito de outubro.

Eleito pelo PMDB, partido que integrava a base de apoio ao governo petista, Elder adotou uma postura mais afinada com o governo do PDT, desagradando a direção peemedebista. O parlamentar acabou trocando o PMDB pelo PROS em outubro de 2013.

A mudança de Elder, do PROS para o PDT, foi adiantada pelo Alfenas Hoje no mês passado. Além de Elder, o PDT também é representado na Câmara Municipal pelos vereadores Jairo Campos (Jairinho) e Francisco Rodrigues da Cunha Neto (Prof. Chico), líder do governo no Legislativo. Esses dois últimos foram eleitos pelo PDT.

Outra mudança recente foi a de José Carlos Morais (Vardemá), do PROS para o PMDB. O parlamentar, eleito pelo PT, é agora o único representante peemedebista na Câmara Municipal.

Depois do PDT, com três filiados, duas legendas têm dois vereadores cada: o PT (Vagner Morais/Guinho e Hemerson Lourenço de Assis/Sonzinho) e o PRTB (Enéias Rezende e Paulo Madeira/Paulinho do Asfalto). O PROS, que tinha três vereadores, passou a ter somente um: Waldemilson Bassoto (Padre).

Já o PHS (Evanilson Pereira de Andrade/Ratinho), o PSB (Antônio Carlos da Silva/Dr.Batata) e o PSDB (Hesse Luiz Pereira) continuam com um representante cada.

No início da atual legislatura, o PT era o partido com maior número de representantes: quatro. Porém, perdeu dois vereadores para o PROS: Vardemá e Padre.

As trocas de partidos, com o aumento de parlamentares do PDT, não representam mudanças na relação de forças entre governo e oposição. Isso porque Elder, agora no PDT, já era visto com um parlamentar com proximidades com o governo nas votações.

Além do PDT, o PSDB também integra o grupo de apoio ao governo. Padre Waldemilson se declara independente, porém também se apresenta próximo do governo na maioria das votações. Com isso, o governo chegaria a cinco votos dos 12 possíveis.

Na sequência, os vereadores Prof. Chico, Elder Martins e Jairinho, que são integrantes do
PDT com mandato na atual legislatura  (Fotos: Alessandro Emergente/Arquivo)








   
   
COMENTÁRIOS

15 Comentários


Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


Comentar essa Notícia
 
 
 
 
Carregar mais comentários
   
   
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2018 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos