Postado em sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
às 23:19
Prefeitura utiliza “fumacê” para combater dengue em Alfenas
Os trabalhos são realizados nos bairros de maior incidência do mosquito em dois turnos: das 5h às 9 horas e das 17h às 21h.
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Alfenas vem utilizando, desde o dia 4 de fevereiro, o “fumacê”, nome popular da operação de aplicação espacial de Ultra Baixo Volume – UBV. A ação terá a duração de 30 dias com o equipamento cedido pelo Estado.
Os trabalhos são realizados nos bairros de maior incidência do mosquito em dois turnos: das 5h às 9 horas e das 17h às 21h. De acordo com a prefeitura, função da “Operação Fumacê” é eliminar o Aedes aegypti e deve ser utilizada somente para “bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias”.
A equipe da Vigilância Ambiental orienta que, para obter melhores resultados com ação do inseticida, durante a passagem do fumacê, os moradores devem abrir as janelas de suas casas e proteger crianças, animais domésticos, pássaros e alimentos.
Essa ação integra o conjunto de atividades emergenciais adotadas apenas em surtos e epidemias, mas a Vigilância em Saúde reforça que, independente destas ações emergenciais, o mais importante é a eliminação do criadouro do mosquito, ou seja, a retirada imediata de água em vasos e pratos de plantas, limpeza de calhas, destino correto do lixo e entulho e manutenção constante em caixa de água.
Em janeiro, o secretário de Saúde, Maurício Durval de Sá, reuniu a imprensa para anunciar um plano de combate à dengue com a intensificação das ações. A “guerra contra o mosquito” inclui uma série de medidas como visitas domiciliares, atingindo 100% das unidades urbanas, vistoria em terrenos e em pontos estratégicos, fiscalização sanitária, mutirão de limpeza, além da contratação de 30 agentes de combate à endemias.
O uso do fumacê foi adotado por um período de 30 dias em áreas consideradas mais críticas (Foto: Ascom/Prefeitura de Alfenas)
COMENTÁRIOS