Postado em segunda-feira, 19 de outubro de 2015 às 14:27

Alfenas sedia o 1˚ Fórum Mineiro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia

 Da Redação

A Acia (Associação Comercial e Industrial de Alfenas), o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sebrae/MG (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais) são parceiros em um evento destinado à formação de empresários do comércio. Até o dia 30 de outubro, a cidade sedia o 1º Fórum Mineiro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia. Com o tema empreendedorismo, o evento tem uma extensa programação oferecida por vários parceiros.

Entre os palestrantes estão Luiz Amilton Pepplow, que falará sobre “Eficiência Energética Gerando Resultados”, palestra que será ministrada nesta terça-feira, dia 20 de outubro. Apresentará informações sobre inovação e tecnologias que permitam ao micro e pequeno empresário a avaliação do seu negócio sob a ótica da “eficiência energética”.

Pepplow é engenheiro eletricista e de segurança e professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Além disso, atua como coordenador do curso de Especialização em Eficiência Energética e membro do Grupo de Articulação da Rota de Energia - Temática: Eficiência Energética do Sistema Fiep.

Mais palestras

Outra palestra que acontecerá na quarta-feira, dia 21 de outubro, é de Murilo Gun, que ministrará a palestra “Criatividade para Soluções de Problemas” que trabalha a criatividade e inovação para variados setores empresariais.

“Existe uma falsa premissa de que criatividade é algo que só deve ser estudado por quem trabalha diretamente com ideias, como publicitários, designers, arquitetos, comediantes, entre outros. Mas criatividade nada mais é do que uma ferramenta para resolver problemas e, considerando que todo mundo tem problemas, conclui-se que todos precisam estudar criatividade. A questão é: será que todo mundo tem potencial de ser criativo? A resposta, felizmente, é sim”, diz um texto no site da Acia, apresentando a palestra.

Juntando sua experiência como comediante e empresário, Murilo Gun ensina a eliminar bloqueios criativos e compartilha técnicas criativas, com foco na solução de problemas.

Murílo Gun é comediante e professor de criatividade da Fiap e Perestroika. É um dos 80 empreendedores do mundo selecionados para morar 10 semanas na Nasa Research Park, no Vale do Silício.

Com mais de 15 milhões de views no YouTube, apresentou o programa “República do Stand-Up”, no canal Comedy Central. Um dos pioneiros da internet brasileira, conquistou, em 1997, aos 14 anos, o prêmio iBest de melhor site pessoal do Brasil. Criou start-ups no final da década de 90 e foi empresário de tecnologia por 10 anos.

No Alfenas Tênis Clube

Os seminários acontecem no Alfenas Tênis Clube a partir das 19h30 e a programação conta ainda com um Museu do Comércio, com antiguidades usadas em tempos em que a tecnologia era um sonho e projeto do futuro. A exposição será realizada no Salão Nobre da Acia, de 20 a 23 de outubro, das 8 horas às 17 horas.

Além disso, estão sendo realizadas oficinas empresariais com o Senac Alfenas. No dia 30 de outubro acontecerão palestra e mesa redonda “Estratégias empresariais de desenvolvimento de carreira e o perfil profissional nos tempos modernos” com professores mestres da Unis (Centro Universitário de Minas Gerais).

O Senac irá promover cinco palestras gratuitas. “O que nós vamos abordar são as dificuldades que hoje temos encontrado no mercado de trabalho para o empreendedor. Também vamos mostrar o que está acessível para mitigar esses riscos e algumas ferramentas disponíveis a quem quer fazer pesquisa de mercado”, explica o administrador e instrutor do Senac em Alfenas na área, Robson Pereira, que irá promover uma palestra na terça-feira, dia 20 de outubro.

Programação palestras Senac:

• 19/10/15 - 18h às 21h: Preparando-se para as vendas de Natal

• 20/10/15 - 18h às 21h: Plano de negócios - uma visão empreendedora

• 21/10/15 - 18h às 21h: Atendimento: o sucesso do negócio começa aqui.

• 22/10/15 - 18h às 21h: Planejamento estratégico para otimização dos negócios das pequenas empresas.

• 23/10/15 - 18h às 21h: Vender é uma coisa, ter lucro é outra!

Com informações da assessoria de
comunicação do Senac e do site da Acia








   
COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.


 

1 Comentários

Comentar essa Notícia
 
   
Termos e Condições para postagens de Comentários
Comentar essa Notícia










Alfenas Hoje - Jornalismo com responsabilidade
Copyright © 2007 - 2017 - Todos os direitos reservados

Adapt Soluções e Treinamentos